O Grêmio conta com o retorno de uma peça central de seu esquema tático para a partida deste domingo, às 16h, contra o Fortaleza. Recuperado de um problema físico, Pepê deve voltar ao time para o jogo deste final de semana na Arena, válido pela 6ª rodada do Brasileirão. Com sete pontos, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi começou a rodada na 10ª colocação e não vence há dois jogos na Série A. Em caso de vitória, o Tricolor pode subir até para a quarta colocação, mas dependeria de uma sequência improvável de resultados.
Considerado por Renato como um dos fiadores de seu modelo de jogo do time, Pepê é ausência desde o dia 19 de março por conta de uma lesão muscular no posterior da coxa esquerda. Um reforço comemorado pela comissão técnica para apagar as duas últimas atuações ruins, contra Bragantino, na Arena, e Palmeiras, em São Paulo.
A previsão inicial era de que o meio-campista seria desfalque por até um mês após a lesão, mas o prazo quase dobrou.
Pepê retorna ao time em um momento de instabilidade da equipe. O Grêmio sofreu sete gols em duas partidas. E o time também apresentou dificuldades para ameaçar o sistema defensivo do Palmeiras.
Por isso o retorno de Luis Suárez também é celebrado no CT Luiz Carvalho. O uruguaio foi preservado da viagem a São Paulo por conta da sequência recente de acúmulo de jogos e é esperança de gols na Arena contra o Fortaleza. Artilheiro do time na temporada com 12 gols e cinco assistências, Suárez recupera seu lugar no comando do ataque do Grêmio.
O esquema com três zagueiros utilizado contra o Palmeiras deve ser abandonado, e o 4-2-3-1, tradicional de Renato, ser novamente utilizado. No gol, Grando deve continuar como titular após Adriel perder a posição por problemas disciplinares. A zaga terá Kannemann, que recebeu cartão amarelo em todos os quatro jogos que disputou no Brasileirão, e Bruno Alves, com Thomas Luciano e Reinaldo nas laterais. O meio-campo ideal de Renato retorna, com Carballo, Pepê, Bitello, Cristaldo e Vina.