O treino da manhã desta sexta-feira (19) rendeu mais um mistério no setor de maior dúvida no time do Grêmio para o Gre-Nal do próximo domingo (21). Recuperando-se de uma gripe, Vina foi mantido longe dos companheiros por cautela médica, apenas realizando trabalhos físicos de tênis.
Enquanto o meia corria ao redor do gramado do CT Luiz Carvalho, Nathan conversou reservadamente com o técnico Renato Portaluppi, o que pode ser um indício para uma eventual substituição. Outras alternativas são Everton Galdino e Zinho.
Apesar de ser meia-atacante de origem, Vina tem atuado como ponta-esquerda desde a lesão de Ferreira, ainda no Gauchão. Porém, a falta de velocidade pelos lados do campo tem gerado reclamações do treinador gremista.
— O problema do Brasileirão é que os laterais do adversário apoiam bastante. Aí tem o desgaste. Ele (ponta) vai acompanhar, mas não vai ter força de contra-atacar. Neste ponto, a gente perde. Temos conversado — disse Renato após o empate com o Cruzeiro, pela Copa do Brasil.
No treino desta sexta, apenas o período de aquecimento foi aberto à imprensa. Nele, não foi possível visualizar as presenças do lateral João Pedro, que volta de lesão muscular, e Bitello, que tem convivido com dores na coxa e, segundo Renato, não treina e apenas joga.
Para a lateral direita, mesmo não estando totalmente recuperado das dores no tornozelo, Fabio deve ser mantido como titular.
Assim, um provável time para o clássico teria: Gabriel Grando; Fabio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Carballo; Bitello, Cristaldo e Vina (Nathan ou Galdino); Suárez.
O elenco voltará a treinar na manhã de sábado (20), desta vez com portões fechados em tempo integral. O duelo com o Inter, válido pela sétima rodada do Brasileirão, será disputado a partir das 18h30min de domingo, na Arena.