O Grêmio conquistou a primeira vitória no Brasileirão Feminino. Diante do seu torcedor, nesta segunda-feira (6), o time aplicou 2 a 1 no Atlético-MG, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Caty, de pênalti, e Raquel Fernandes, a estreante da noite, garantiram os três pontos. O Atlético, ainda no segundo tempo, marcou com Soraya.
Com o resultado, o Tricolor chega aos quatros pontos e assume a sétima colocação. Na próxima rodada, o elenco vai até São Paulo enfrentar o Corinthians. A partida está marcada para a segunda-feira (13), às 20h, no Canindé.
A segunda formação de Felipe Endres teve mudanças em relação à estreia. A principal delas começando no gol, e que gera maiores preocupações. Lorena foi diagnosticada com um estiramento de alto grau do LCA no joelho esquerdo. A atleta passará por novos exames nos próximos dias para saber a gravidade e o tempo de parada. Para a partida, Iasmin Paixão assumiu a titularidade.
Em busca da primeira vitória, o Grêmio começou no ataque. A primeira chance saiu logo aos três minutos. Em jogada pelo lado esquerdo, Caty foi acionada na entrada da grande área e chegou batendo para o gol. A bola passou por cima do travessão, levando perigo ao Atlético. Também de longe, Shashá obrigou a goleira Nicole a fazer a primeira defesa importante da partida. O chute saiu forte, mas arqueira conseguiu afastar.
Aos 19 minutos, o Atlético construiu a primeira chegada. Pelo lado direito, veio o cruzamento pelo alto, mas Iasmin estava atenta e conseguiu afastar antes da chegada da atacante Guerra. Quatro minutos depois, Luciana Gómez ficou com a sobra do escanteio e arriscou, mas o chute saiu em linha de fundo.
O Grêmio tinha maior presença o ataque, mas pecava na hora da finalização. Invertando as posições no ataque, Shashá e Raquel Fernandes eram acionadas a todo momento. Caty aparecia vindo de trás, como uma figura de elemento surpresa.
Aos 32 minutos, quando Natane ingressava na grande área, pelo lado direito, foi derrubada pela zagueira atleticana Jorelyn. A árbitra Andressa Hartmann assinou pênalti. Caty foi para a cobrança e mandou rasteiro, no canto esquerdo, sem chances para a goleira Nicole, que caiu no lado direito. Foi o segundo gol marcado pela camisa 11 na competição. Curiosamente, os dois em cobranças de penalidades máximas.
Com a maioria das jogadas sendo criadas pelo lado direito do ataque, o Atlético tentou o empate aos 40 minutos. Depois do cruzamento, a bola sobrou para Emily. A camisa 21 arriscou, da entrada da grande área, mas a bola passou por cima do travessão. Antes do apito final do primeiro tempo, a atacante Guerra quase conseguiu o empate. Após o cruzamento vindo da direita, ela tentou a finalização, mas a bola saiu por cima da meta de Iasmin.
Precisando do resultado, o segundo tempo começou com as visitantes no ataque. Logo no primeiro minuto de ataque, na jogada da esquerda para o meio da grande área, Guerra apareceu e bateu forte e rasteiro. O chute saiu raspando a trave direita da goleira Iasmin, que estava no lance. A atacante do Atlético teve nova chance após roubar a bola na defesa do Grêmio, mas não entrou.
Aos 10 minutos, Iasmin, que assumiu o lugar de Lorena, fez milagre para impedir o empate. No cruzamento que veio da direita, Luciana Gómez ficou com a sobra dentro da pequena área e bateu à meia altura. A goleira gremista conseguiu fazer a defesa, no reflexo.
Vendo o adversário levar mais perigo à sua defesa, o técnico Felipe Endres resolveu fazer as primeiras mudanças no time aos 20 minutos da etapa final. Sinara entrou na vaga de Laís Giacomel na lateral direita. No ataque, Dani Ortolan ganhou o lugar de Cássia.
O empate do Atlético parecia próximo, não fosse a goleira Iasmin. Após escanteio pelo lado esquerdo, a zaga do Grêmio afastou parcialmente, Barbara ficou com a sobra e arriscou. A goleira gremista conseguiu segurar firme, no meio do gol, aos 27 minutos.
Na sequência, o Grêmio mudou novamente: aos 30, Shashá e Jessica Peña saíram para as entradas de Rafa Levis e Lari Sanchez. Um minuto depois, foi marcado pênalti para o Atlético-MG. Houve muita reclamação do time do Grêmio pela marcação da arbitragem. Soraya foi para a cobrança e guardou.
O Grêmio, porém, pareceu não sentir o empate. Em uma das poucas escapadas para o ataque, Raquel Fernandes apareceu dentro da área para ser decisiva. Na noite de sua estreia, ela recebeu de Dani Ortolan e bateu com categoria, no ângulo esquerdo de Nicole, para anotar o segundo gol do jogo, aos 39 minutos.
Com sete minutos de acréscimos, ainda deu tempo para Raíssa Bahia ingressar no lugar de Raquel Fernandes. O Atlético-MG ainda tentou um último chute, de longe, nos minutos finais, mas Iasmin foi soberana no gol, e garantiu a defesa da vitória.
O apito final decretou a comemoração dos torcedores nas arquibancadas, ao som do hino do clube, e a festa pelo primeiro tento do Tricolor no Brasileirão.
Brasileirão Feminino – 2ª rodada – 6/3/2023
GRÊMIO (2)
Iasmin; Mónica Ramos, Tuani e Pati Maldaner; Laís Giacomel (Sinara, 20'/2°), Jéssica Peña (Lari Sanchez, 30'/2°), Caty e Natane; Shashá (Rafa Levis, 30'/2°), Raquel Fernandes (Raíssa Bahia, acrésc.) e Cássia (Dani Ortolan, 20'/2°) . Técnico: Felipe Endres
ATLÉTICO-MG (1)
Nicole; Bárbara, Cotrim (Luana Rodrigues, 18'/2°), Jorelyn e Katielle; Karol Bermúdez, Dayana e Luciana Gómez; Emily (Jayanne, 14'/2°), Iara (Soraya, 15'/1°) e Guerra. Técnica: Lindsay Camila.
GOLS: Caty (G), aos 32 minutos, do primeiro tempo; Soraya (A), aos 31, e Raquel Fernandes (G), aos 39 minutos, do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Caty, Tuani, Rafa Levis, Natane, Raquel Fernandes, Emmily Karla e Dani Ortolan (G); Soraya, Barbara, Dayana, Karol Bermúdez e Luana Rodrigues (A)
ARBITRAGEM: Andressa Hartmann, auxiliada por Estefani da Rosa e Ariela da Silveira
PÚBLICO E RENDA: não divulgados
LOCAL: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul