O Grêmio realizou na manhã desta sexta (3) seu penúltimo treino antes do clássico Gre-Nal de domingo (5), na Arena, às 20h. Apenas o trabalho de aquecimento foi liberado para registro de imagens. A atividade durou cerca de uma hora e o técnico Renato Portaluppi trabalhou as duas formações que pode utilizar diante do Inter.
— Muita gente ficou na cabeça que o plano A seria um time e o B uma equipe mesclada. Bem pelo contrário. Nós temos o A que é um time e o B que é outro, mas independe do adversário. Eu tenho uma ou duas dúvidas na cabeça, só nesse aspecto (do que o Grêmio pode propor). O importante é ter o plano B. Não adianta ter somente o A. Daqui a pouco as coisas não dão certo e você vai fazer o que? Tendo plano B, tem como modificar o panorama do jogo se as coisas não estiverem dando certo pra gente — disse o técnico em entrevista nesta sexta-feira.
As duas dúvidas referidas por Renato estão no meio-campo, entre Carballo e Villasanti, e no ataque, entre Vina e Ferreira. A primeira tem um componente clínico, já que o uruguaio foi preservado da partida contra o Campinense, pela Copa do Brasil, por ter constatada fadiga muscular na panturrilha esquerda, e a comissão técnica optou por preservá-lo para não aumentar o risco de lesão. O volante vem treinando, mas ainda sob cuidados e, por isso, começar o jogo com o paraguaio não está descartado.
No ataque a questão é técnica e como disse Renato a definição passará pela forma como ele pretende propor o jogo. Vina atuou nas últimas partidas pelo Gauchão, São Luiz (time reserva) e Novo Hamburgo, e Copa do Brasil, enquanto Ferreira se recuperava de dores musculares e ficou quatro partidas fora.
A provável escalação para domingo tem: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo (Villasanti), Pepê, Bitello, Cristaldo, Vina (Ferreira) e Suárez. O Grêmio ainda fará um treino na tarde de sábado antes do clássico.