A classificação antecipada para a semifinal do Gauchão permite ao técnico Renato Portaluppi a possibilidade de ampliar os testes a fim de encontrar alternativas para o Grêmio. Neste sábado (18), diante do São Luiz, em Ijuí, uma equipe totalmente reserva irá a campo com jogadores dispostos a mostrar que merecem subir na hierarquia do elenco. Uma posição em que o treinador busca opções é a da ponta esquerda. A ausência do titular Ferreira foi sentida, principalmente, na partida contra o Avenida, na última rodada.
A preocupação em encontrar uma alternativa a Ferreira se justifica pelos problemas físicos que o camisa 10 teve nos últimos tempos. Em 2022, ele foi a aposta da direção para ser o protagonista tricolor na campanha de retorno à Série A. A temporada do atacante, porém, começou com uma lesão muscular logo no início do Gauchão. Depois, ele precisou passar por cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal e, por fim, voltou a sofrer com a parte muscular.
Em razão disso, Ferreira disputou apenas nove partidas na Série B. Dos 55 jogos do Grêmio no ano, esteve à disposição em apenas 15 e marcou somente um gol.
Para Renato, a característica de drible de Ferreira é única no grupo de jogadores. Por conta disso, o treinador reforçou após a vitória sobre a Avenida um pedido público à direção por um esforço na tentativa de contratar Michael, do Al Hilal. Sem Ferreira, o meia Gabriel Silva foi utilizado como ponta esquerda, mas o próprio Renato admitiu a necessidade de adaptação.
— Tem que ter o homem para abrir a defesa. Tem que ter o "um contra um" para quebrar essas linhas. A gente está botando o garoto (Gabriel Silva) para jogar. Ele não tem as mesmas características do Ferreira, por exemplo. Esse jogador faz falta. Se o adversário se fecha e você não tem quem quebre as linhas, dificulta muito — declarou após o jogo contra o Avenida.
Galdino e Gustavinho, dois atacantes contratados nesta temporada, atuam preferencialmente pela direita. Bitello, volante de origem, vem atuando como o meia pela direita e foi deslocado para a esquerda nos minutos finais contra o Avenida. Apresentado nesta semana, o meia Vina também pode jogar deslocado, embora tenha manifestado a preferência por jogar centralizado.
O titular
FERREIRA
Considerado por Renato o único jogador "quebrador de linhas" do elenco, foi titular em cinco das seis primeiras partidas do ano — entrou no segundo tempo contra o São José, quando o Grêmio teve reservas. Ferreira contribuiu com um gol e três assistências nesses compromissos. O atacante foi ausência nas duas últimas rodadas por ter sentido um desconforto muscular.
As alternativas
GABRIEL SILVA
Meia de origem, foi o escolhido de Renato Portaluppi para atuar na função de Ferreira diante de Juventude e Avenida. Contra o São José, também iniciou, mas pelo lado direito, já que Guilherme foi o ponta-esquerda. Renato avalia que Gabriel Silva ainda precisar ser "lapidado" na função.
EVERTON GALDINO
Ainda que seja canhoto, atua preferencialmente pelo lado direito. Galdino esteve em campo em cinco partidas na temporada, apenas uma vez como titular, contra o Brasil de Pelotas, quando atuou como ponta direita. Já marcou dois gols, contra São José e Avenida.
GUSTAVINHO
Jogador com mais característica de meia do que atacante, atua preferencialmente pelo lado direito. Não foi titular ainda, mas entrou em seis jogos na temporada. Foi utilizado por Renato também como meia e chegou a ser o homem mais adiantado da equipe nos minutos finais da vitória sobre o Juventude, quando substituiu Luis Suárez.
VINA
Apresentado nesta semana, Vina viveu o melhor momento da carreira, no Ceará, atuando como meia central. É nessa posição que Renato Portaluppi afirmou que pretende utilizá-lo. O jogador, no entanto, já atuou pelos lados do campo e pode fazer o lado esquerdo eventualmente.
Também podem jogar na ponta
BITELLO
Uma das novidades de Renato na temporada foi a utilização do volante adiantado na linha de três atrás de Suárez. Bitello iniciou o ano como meia central e acabou deslocado para o lado direito com a entrada de Cristaldo na equipe. Nos minutos finais do jogo com o Avenida, atuou pela esquerda com a entrada de Galdino na direita. Não é ponta, mas pode ser alternativa para atuar pela esquerda fazendo a movimentação em diagonal gerando o espaço para as subidas do lateral Reinaldo.
DIOGO BARBOSA
Entrou adiantado na vitória sobre o Juventude, no momento em que o Grêmio tinha a vantagem e era pressionado. É alternativa de Renato por ser um jogador com maior poder de marcação para auxiliar Reinaldo no flanco esquerdo.