O Grêmio tem variado suas escalações neste começo de Gauchão. Ainda que Pepê e Carballo tenham formado a dupla de volantes mais utilizada, o técnico Renato Portaluppi sustenta que o revezamento na posição seguirá nos próximos jogos. O treinador ainda ressaltou que é preciso ter paciência com os estrangeiros que chegaram nesta janela. É o caso de Carballo, que tem tido atuações discretas.
Em cinco jogos na temporada, Renato escalou Pepê como titular em quatro. O camisa 23 teve Carballo como companheiro em três deles, diante de Caxias, Brasil de Pelotas e Esportivo. Na Recopa Gaúcha, contra o São Luiz, seu companheiro foi Villasanti.
Titular ao longo de 2022, Villasanti iniciou apenas duas partidas neste ano. Além da Recopa, ele começou o confronto contra o São José, no Gauchão, quando Renato usou um time reserva. O paraguaio teve Lucas Silva como seu companheiro.
Na vitória sobre o Esportivo nesta quarta-feira (1º), Renato Portaluppi mostrou ainda uma alternativa na disputa dos volantes. Com o placar ainda em 0 a 0, ele sacou Carballo para a entrada de Gabriel Silva. Com isso, Bitello virou o companheiro de Pepê. Villasanti entrou na reta final na vaga de Pepê.
Após o jogo, o treinador afirmou que pretende seguir o rodízio antes de definir uma dupla titular. Ele também explicou que tem evitado fixar um primeiro volante e optado por um revezamento na saída dos jogadores da posição.
— Eu tenho dois volantes. Quando proporciona a jogada para um, esse sai e o outro fica. O Pepê tem essa característica de sair bastante. Hoje (quarta-feira) jogamos com o Franco (Cristaldo), que é um jogador ofensivo, o próprio Bitello circulando em uma experiência que fiz. A gente vai conhecendo melhor as características, principalmente dos estrangeiros. Eles estão se dedicando, procurando falar o português, entender o que os companheiros e o treinador falam. É uma adaptação. Tem a mudança tática, conhecer os companheiros, a forma como o jogador quer jogar — analisou.
O Grêmio volta a campo no sábado (4), às 16h30min, para encarar o Aimoré, na Arena. Renato deverá dar sequência ao rodízio e promover mudanças na escalação.
As duplas de volantes do Grêmio na temporada
São Luiz
- Villasanti e Pepê
Caxias
- Carballo e Pepê
Brasil de Pelotas
- Carballo e Pepê
São José
- Villasanti e Lucas Silva
Esportivo
- Carballo e Pepê