Foi mais sofrido do que o esperado, mas o Grêmio manteve o 100% aproveitamento no Gauchão. O Tricolor contou com dois golaços, de Pepê e Ferreira, para bater o Esportivo por 2 a 0 e engatar a quarta vitória consecutiva na competição. O resultado no Montanha dos Vinhedos manteve o clube na liderança do Estadual e deu fôlego para que o técnico Renato Portaluppi siga na busca pelo time ideal.
Foi a quarta escalação diferente do Grêmio em quatro rodadas do Gauchão. A novidade de Renato para o jogo em Bento Gonçalves foi utilizar Bitello aberto pelo lado direito, com Cristaldo centralizado e Ferreira no lado esquerdo. Carballo ganhou a disputa com Villasanti e formou dupla de volantes com Pepê. Suárez foi o centroavante e a linha de defesa teve Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo.
Grêmio foi premiado pela sua insistência numa noite de observações
CONFIRA NA COLUNA
A nova distribuição das peças do meio de campo, no entanto, não facilitou a organização ofensiva da equipe na Serra. O lado esquerdo teve Ferreira acionado com frequência no primeiro tempo. Bitello apareceu mais pela faixa central do que no lado direito e Fábio acabou pouco acionado. O Esportivo também fez o possível para dificultar. O time de Carlos Moraes se fechou em seu campo e ficou com os 10 jogadores na marcação.
Aos 21, Suárez encontrou Ferreira escapando pelo lado esquerdo. O camisa 10 mandou o cruzamento na medida para Bitello, mas a finalização saiu sem a precisão necessária e a bola passou ao lado do gol de Copetti. Em roubada de bola, Ferreira teve a segunda boa oportunidade de gol do Grêmio na partida.
O camisa 10 arriscou o chute da intermediária. A finalização passou perto da trave esquerda. Uma rápida combinação entre Cristaldo, Suárez e Ferreira novamente deixou o camisa 10 em condições de marcar. Só que Roger cortou a trajetória do chute e impediu que o Grêmio abrisse o placar no primeiro tempo.
Arrancada do Grêmio no Gauchão repete feito de 16 anos atrás
CONFIRA NA COLUNA
Golaços no segundo tempo
O teste da nova escalação de Renato foi encerrado aos 10 minutos do segundo tempo. Gabriel Silva entrou no lugar de Carballo, mas entrou para jogar pelo lado direito do ataque e Bitello foi recuado para volante.
Só que a a chance de gol aconteceu em lance pelo lado esquerdo. Após cobrança de escanteio, Reinaldo recebeu a bola na área e bateu cruzado. O goleiro fez uma bela defesa e evitou o gol. Um minuto depois, Ferreira levantou a bola na área e Suárez apareceu para escorar de cabeça. Quase sem ângulo, o uruguaio acertou o cabeceio na trave.
Falta desempenho e sobra resultado no Grêmio
CONFIRA NA COLUNA
Bitello, aos 21, perdeu uma boa oportunidade também. O meia recebeu a bola na entrada da área e tentou acertar o ângulo. Mas a finalização passou ao lado do gol. Quatro minutos depois, Gabriel Silva forçou Copetti a fazer grande defesa. Ferreira entrou a dribles na defesa e rolou a bola para o companheiro chutar.
O Grêmio só conseguiu superar a boa marcação do Esportivo quando a bola caiu nos pés de Pepê. Destaque do início da temporada, o volante recebeu um passe entre os marcadores e resolveu arriscar o chute. A finalização saiu com a precisão que faltou aos outros companheiros, e entrou no ângulo esquerdo de Copetti.
Talvez inspirado pelo golaço de Pepê, Ferreira também fez o seu. O camisa 10 entrou driblando na área, passou pelos marcadores e deu um toque no canto esquerdo do goleiro do Esportivo para marcar seu primeiro gol desde o dia 8 de julho de 2022.
A vitória, construída com mais esforço do que o esperado, mantém o aproveitamento de 100% do Grêmio em 2023. Cinco jogos e cinco resultados positivos para o início de temporada. Retrospecto que será posto a prova neste sábado, às 16h30min, contra o Aimoré.
GAUCHÃO — 4ª RODADA — 1/2/2023
ESPORTIVO (0)
Copetti; Cleyton (Lailson, 42'/2ºT), Tairone, Jean e Roger; Prill, Hippolito (Lessa, 20'/2ºT), Thiaguinho (Cris Magno, INT) e Fabricio; Roger Bastos (Richard, 28'/2ºT) e Flavio Torres (João Gabriel, 42'/2ºT). Técnico: Carlos Moraes
GRÊMIO (2)
Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo (Gabriel Silva, 10'/2ºT), Pepê (Villasanti, 41'/2ºT), Cristaldo (Thiago Santos, 31'/2ºT), Bitello e Ferreira (Gustavinho, 42'/2ºT); Luis Suárez (Diego Souza, 41'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Pepê aos 29, e Ferreira aos 36 minutos do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Fabricio (E), Thiaguinho (E), Hippolito (E), Copetti (E), Jean (E)
ARBITRAGEM: Leandro Vuaden, auxiliado por Jose Eduardo Calza e Fabricio Lima Baseggio
LOCAL: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
PRÓXIMO JOGO
GAUCHÃO — 5ª RODADA
4/2/2023 — 16H30MIN
GRÊMIO X AIMORÉ