A Brigada Militar registrou uma confusão envolvendo dezenas de torcedores gremistas no meio da tarde deste domingo (29) no entorno do estádio do São José, adversário do Tricolor no jogo marcado para as 20h30min.
Informações preliminares da BM indicam que um grupo de aproximadamente 60 pessoas teria provocado danos em pelo menos três veículos – cuja extensão não havia sido confirmada oficialmente até a publicação desta matéria. Um vídeo que circula em redes sociais mostra uma pedra sobre um para-brisa trincado. Um carro utilizado pela Rádio Gaúcha também foi danificado na confusão.
Integrantes da torcida teriam encurralado cerca de 20 torcedores de uma organizada do São José, e a briga começou. Moradores das proximidades também relatam que o grupo soltou rojões e provocou estragos na rua Padre Hildebrando, onde fica o acesso dos torcedores locais.
A moradora de um prédio vizinho, que prefere não se identificar, registrou alguns desses torcedores correndo com alguns instrumentos musicais pela rua. Os equipamentos, como um bumbo, foram retirados de um espaço anexo ao estádio e colocados no interior de um carro vermelho, que saiu em alta velocidade em seguida, conforme a testemunha. Os instrumentos pertenciam à torcida do São José.
O comandante do policiamento da Capital, coronel Luciano Moritz Bueno, confirmou os atos de vandalismo, mas explicou que a corporação ainda estava atendendo a ocorrência e não tinha detalhes do episódio.
O Departamento do Torcedor do Grêmio trabalha na identificação para colaborar com as autoridades. Imagens de câmeras de segurança para auxiliar na identificação.
O tumulto durou cerca de 5 minutos. Três carros foram depredados, e um torcedor ficou ferido. Ele foi encaminhado a um hospital. Uma versão preliminar indicava que os torcedores não teriam conseguido entrar com instrumentos no estádio, o que poderia ter provocado a confusão.
— Nossas forças estão no local fazendo a contenção — afirmou o coronel pouco antes das 17h30min.
Juizado do Torcedor aguarda relatório
O juiz do torcedor, Marco Aurélio Martins Xavier, afirma que, a partir de agora, aguarda os relatórios da Brigada Militar sobre a confusão. A partir disso, serão tomadas eventuais decisões sobre punições a torcedores.
— Vamos fazer todos os esforços para apurar quem são os envolvidos — assegurou
Ainda segundo o juiz, os torcedores envolvidos podem ser afastados dos estádios:
— Vamos fazer o possível para aplicar punições justas a quem mereça ser punido.
Até as 21h25, nenhum torcedor havia sido detido. Um batalhão de Brigada Militar abordou os torcedores gremistas e encontrou soqueiras, foguetes e facões, que foram apreendidos.
A BM identificou, também, postagens em que os torcedores do Grêmio mostraram os instrumentos e as faixas roubadas pelos gremistas. Os instrumentos da torcida Geral do Grêmio foram proibidos de entrar no Passo D'Areia devido à confusão. O São José forneceu aos policiais imagens da confusão para identificar os autores da depredação.
*Colaboraram Bruno Flores e Douglas Demoliner