O Grêmio lançou na última quarta-feira (25) a campanha “O Grêmio te convoca, tu aceita!”. O objetivo é atingir a marca de 100 mil sócios em um breve período. Com isso, o Tricolor dobraria a arrecadação com o quadro social. Nesta sexta (27), o clube deverá ultrapassar a marca de 75 mil torcedores associados.
Márcio Pinto Ramos, novo CEO gremista, revelou detalhes a GZH sobre o projeto. O dirigente ressalta que a intenção é conseguir apoio financeiro das arquibancadas e do quadro social:
— É uma campanha para despertar engajamento do gremista no momento de reerguimento do clube. Reerguer não é só direção, só o Renato, jogador A ou B, precisa de todo mundo. A apresentação do Luis Suárez já foi uma demonstração.
O Grêmio estima alcançar a marca em curto prazo. Ramos projeta que a arrecadação dos recursos oriundos dos sócios será dobrada com o objetivo. Os valores não foram revelados.
Em dezembro, quando a gestão Alberto Guerra tomou posse, 63 mil associados estavam ativos na contagem do clube. A partir do acerto com Luis Suárez, as inscrições, que estavam na casa de 50 por dia, aumentaram em 10 vezes.
Após o lançamento da campanha, que conta com site para o acompanhamento do número de associados, novo aumento foi registrado. Nos dois últimos dias, 1,5 mil gremistas viraram sócios. Nesta sexta, a casa dos 75 mil deve ser batida.
O CEO destaca que a campanha, que despertou a curiosidade e gerou especulações antes da confirmação, apenas busca o apoio dos torcedores. Nenhum benefício adicional será oferecido aos novos associados.
— O sócio não vem por causa do desconto. O motivo tem que ser o Grêmio. Não tem nenhum benefício. Temos inúmeros projetos futuros como desenvolver conteúdos exclusivos para esses sócios e engajar os que não tiverem acesso ao estádio — pondera o CEO.
Processos foram ajustados para que mais cadastros possam ser validados. Anteriormente, por exemplo, somente portando um CPF era possível se associar. Agora, brasileiros que residam no Exterior e estrangeiros também podem colaborar mensalmente com o Tricolor.
— Estamos em condições de associar torcedores no mundo inteiro — explicou Ramos.
A direção revela que o pico de associações do clube ocorreu em 2016, com cerca de 90 mil sócios. Entre 2017 e 2019, disputando anualmente a Libertadores, os números ficaram entre 84 e 85 mil torcedores com vínculo ativo. Assim, na temporada de volta à Série A, o objetivo é alcançar um feito histórico para a instituição.