O torcedor do Grêmio conhecerá nesta quarta-feira (25) Franco Cristaldo. Um pouco ofuscado pela empolgação com a chegada de Luis Suárez e o bom início de temporada do clube, o argentino de 26 anos é apontado no clube como um dos jogadores que terminará 2023 como destaque. O meia tinha presença certa para o jogo contra o Caxias, no Centenário, mas ficou de fora da partida por conta de problemas em sua inscrição na CBF.
Ele deve atuar por até 45 minutos na noite desta quarta (25), na Arena, a partir das 21h30min, contra o Brasil-Pel, pela segunda rodada do Gauchão. Superada as questões burocráticas, causadas por dívidas do Huracán na Argentina, o gringo terá a chance de confirmar a imagem construída por suas boas atuações nos treinos.
Cristaldo foi um dos pilares do projeto esportivo concebido por Antonio Brum para a campanha de Alberto Guerra. O agora diretor de futebol indicou o argentino, Carballo e a possibilidade de apostar em Suárez como ponto de largada para a nova gestão. Com a confirmação das três peças, e o sucesso das outras apostas, resta agora que o meia possa comprovar no Brasil a imagem que construiu pelo Huracán.
O que Franco Cristaldo oferece de melhor é sua capacidade de participar de gols. Na última edição do Campeonato Argentino, o meia marcou 14 vezes e deu cinco assistências. Um rendimento que o garantiu o posto de vice-artilheiro e de segundo jogador que mais participou de gols na competição. Foi responsável direto por 19 gols dos 35 feitos pelo Huracán na competição, e terminou 2022 cobiçado por clubes maiores da Argentina e também do Exterior por ser protagonista da campanha que levou o Huracán de volta à Libertadores.
— É uma característica que no campeonato (argentino) me fez fazer muitos gols. Pisar na área, me sinto cômodo ali, acho que me sinto bem nessa posição — comentou Cristaldo, em sua apresentação.
Os estrangeiros no vestiário foram citados pelo argentino como um facilitador de sua adaptação ao clube. O jogador disse que dividia quarto na concentração durante a pré-temporada com Kannemann.
— Nós, estrangeiros, estamos juntos. Aqui também tem o Kannemann, que me ajuda muito. Concentramos juntos, e ele está me explicando como funcionam as coisas — disse Cristaldo.
Acostumado a rodar por algumas posições do meio de campo, é pela faixa central do campo que o argentino encontrou seu melhor rendimento no Huracán. Apesar de atuar como o "enganche", como é chamada a posição do camisa 10 no país vizinho, o jogador procurava se movimentar com frequência em direção ao lado esquerdo. Algo semelhante a feito por Bitello, que começou 2023 como dono da vaga de meia no Grêmio.
A possibilidade de que Bitello seja uma das vendas do Grêmio em 2023 deixa Cristaldo em boa condição para atuar com regularidade no Tricolor. No último Campeonato Argentino, o meia participou de todas as 27 partidas da equipe.
Sua presença como titular ou reserva contra o Brasil-Pel era tratada como mistério até ontem. O técnico Renato Portaluppi planejava utilizar Cristaldo por 45 minutos contra o Caxias, e a tendência é de que este plano seja mantido para a partida desta quarta contra o Brasil-Pel.
No treino coletivo para os reservas realizado na última segunda-feira (23), sem a presença de quem atuou contra o Caxias, Franco Cristaldo foi escalado por Renato como meia central. Everton Galdino foi quem jogou pelo lado direito, com Gustavinho como falso nove. A presença da imprensa só foi liberada para o aquecimento na atividade realizada nesta terça.