Com o imbróglio envolvendo o Huracán e a Associação de Futebol Argentino (AFA) resolvido, Franco Cristaldo está regularizado e poderá estrear pelo Grêmio. O meia argentino de 26 anos vem treinando regularmente e chegou a ser relacionado para a estreia no Gauchão, contra o Caxias, mas acabou sendo cortado por conta da falta de documentação.
Uma das apostas da direção gremista para a temporada, Cristaldo deve atuar ao menos 45 minutos na partida contra o Brasil-Pel, nesta quarta, na Arena.
— Eu tinha conversado com ele na semana para que ele jogasse pelo menos 45 minutos. Mas não foi possível a inscrição dele — disse Renato Portaluppi, após a conquista da Recopa Gaúcha, contra o São Luiz.
A decisão se o argentino irá ou não começar passará pelo treinamento da tarde desta terça-feira (24). Com a limitação de utilização de até cinco estrangeiros e com Kannemann e Luis Suárez como titulares absolutos, e o provável retorno de Villasanti ao time, Cristaldo disputaria duas vagas com Felipe Carballo e Campaz no elenco. A tendência é de que o colombiano fique fora da relação da partida.
A titularidade passará também pelo posicionamento do meio-campo. Tendo Villasanti e Pepê como volantes e Bitello sendo destaque deste início de ano ao lado de Suárez, o lugar para Cristaldo entrar é o lado direito onde vem atuando Campaz. Outra hipótese seria a saída de um dos volantes para que Bitello fosse recuado.
Outro que ainda não foi utilizado por Renato é o lateral-direito João Pedro. O ex-jogador de Palmeiras, Corinthians e Porto veio para disputar posição com Fábio, que é o preferido de Renato para ser titular.
Sem atuar desde junho do ano passado, quando esteve em campo por apenas oito minutos no empate entre Corinthians e Boca Juniors, o atleta de 26 anos busca recuperar ritmo de jogo, até por ter atuado em apenas sete jogos durante todo o ano de 2022. Por isso, ele deverá ser utilizado aos poucos.