O Grêmio segue 100% em 2023. Mesmo em noite de pouco futebol e com time reserva e no gramado sintético do Passo D'Areia, o Tricolor venceu o São José por 1 a 0, com gol do meia-atacante Everton Galdino, e conquistou a terceira vitória consecutiva no Gauchão.
O resultado da partida de ontem mantém a equipe de Renato Portaluppi na liderança da competição. Com nove pontos em três rodadas, três a mais do que o Brasil-Pel, a estratégia de preservar titulares não atrapalhou a confirmação de mais uma vitória no Estadual.
Como era previsto, Renato escalou um time completamente reserva. Preocupado com a sequência de jogos, e na expectativa de observar alternativas no restante do grupo, o técnico fez uma escalação cheia de novidades.
Gabriel Grando foi o goleiro. A linha de defesa teve Thaciano improvisado como lateral-direito, com Bruno Uvini e Gustavo Martins como zagueiros e Diogo Barbosa no lado esquerdo. Villasanti formou dupla com Lucas Silva.
No trio de meias, Gabriel Silva jogou pela direita, com Cristaldo centralizado e Guilherme na esquerda. Diego Souza foi o centroavante.
Outra certeza que se confirmou foi a condição ruim do campo sintético do Passo D'Areia. O piso mais duro do que o gramado natural deixou a bola quicando muito, o que dificultou a troca de passes e o domínio dos jogadores. O excesso de água jogado no campo após o aquecimento das equipes também atrapalhou os dois times.
Uma saída errada de Gabriel Grando, algo que se repetiu com frequência nos minutos iniciais, deu ao São José a primeira chance de finalizar com nove minutos do primeiro tempo. Netto dominou a tentativa de chutão do goleiro do Grêmio, avançou em direção ao gol e arriscou o chute cruzado. Mas o atacante do Zequinha errou o alvo.
A dificuldade de adaptação ao piso seguiu criando dificuldades ao Grêmio. A melhor chance da equipe, e única do primeiro tempo, aconteceu em desatenção do São José. Thaciano encontrou Guilherme escapando livre pelo lado esquerdo do campo, com 21 minutos de jogo. O camisa 11 preferiu arriscar o chute, Gabriel Silva estava livre no centro da grande área, mas não conseguiu dar força na finalização e Fábio fez a defesa sem dificuldades.
Uma vitória histórica e nada artificial do Grêmi
CONFIRA NA COLUNA
As duas equipes seguiram até o final da primeira etapa trocando a posse da bola, mas apenas em zonas do campo sem chances de criar oportunidades de gol.
— O jogo demanda luta. Nem sempre vai dar para sair jogando como sabemos. Mas viemos para vencer. E terá que ser de qualquer jeito — disse Bruno Uvini na saída para o vestiário.
Grêmio supera um não-jogo e se mantém acima do esperado
CONFIRA NA COLUNA
Sem mudanças, o Grêmio retornou com mesma equipe do início da partida para o segundo tempo. Aos 6, Diogo Barbosa tentou afastar e tocou a bola em um jogador do São José. Netto aproveitou e recebeu o passe em condições de finalizar da entrada da área. Só que Gabriel Grando fez boa defesa no chute forte e mandou para escanteio.
Incomodado com a baixa produção da equipe, Renato mandou a campo os dois titulares do setor ofensivo que estavam no banco. Bitello e Ferreira entraram nos lugares de Cristaldo e Guilherme, que deixou o jogo muito vaiado.
Em jogo de pouca luz, brilhou a estrela de Renato no Grêmio
CONFIRA NA COLUNA
Thayllon criou um lance de perigo em cruzamento rasteiro em que Grando se atirou na bola para evitar que Thiago Santos finalizasse. Renato recorreu novamente ao banco de reservas, com as entradas de Everton Galdino e Fábio. Diego Souza e Thaciano deixaram a partida.
Com a faixa de capitão, Bitello criou uma chance de gol. O meia recebeu na intermediária, avançou sem marcação e arriscou o chute de fora da área. Fábio defendeu e soltou, mas se recuperou a tempo para evitar que um jogador do Grêmio pudesse aproveitar o rebote. E as trocas de Renato mostraram a resposta esperada.
Em jogada pelo lado direito, Fábio fez o cruzamento preciso para encontrar Everton Galdino sozinho na área. O camisa 13, aos 35 minutos, soltou um chute forte e venceu Fábio: 1 a 0.
O São José fez força para buscar o empate, mas o Grêmio soube controlar o adversário e não cedeu chances de gol. O Tricolor segue na liderança isolada do Gauchão, com nove pontos.
Gauchão — 3ª rodada – 29/1/2023
SÃO JOSÉ (1)
Fábio; Matheus Pivô, Tiago Pedra, Bruno Jesus e Marcelo; Lissandro (John Kleber, 42'/2ºT), Neko (Matheusinho, 15'/2ºT), Karl e Silas (Zé Andrade, 15'/2ºT); Netto (Thayllon, 15'/2ºT) e Thiago Santos
Técnico: Thiago Gomes
GRÊMIO (1)
Gabriel Grando; Thaciano (Fábio, 28'/2ºT), Gustavo Martins, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Villasanti (Thiago Santos, 42'/2ºT), Lucas Silva, Gabriel Silva, Cristaldo (Bitello, 20'/2ºT) e Guilherme (Ferreira, 2'/2ºT); Diego Souza (Everton Galdino, 28'/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
GOL: Everton Galdino aos 35 minutos do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Matheus Pivô (S), Thiago Santos (S); Bruno Uvini (G)
ARBITRAGEM: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Claiton Timm e Conrado Bittencourt Berger
LOCAL: Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre
Próximo jogo
Gauchão — 4ª rodada
1/2/2023 — 20h
Esportivo x Grêmio