O técnico Renato Portaluppi comandou, na manhã desta terça-feira (10), mais uma atividade do Grêmio para a temporada 2023. Os jogadores aprimoraram principalmente lances ofensivos contra o sistema de defesa. São os últimos ajustes antes de mais um teste antes da abertura do calendário de competições. Todos os atletas estavam no gramado do CT Luiz Carvalho, inclusive o volante Lucas Leiva, que segue afastado por anomalia cardíaca, visitou os companheiros.
Após o aquecimento, o elenco fez uma movimentação tática em espaço reduzido. Depois, em metade do campo, Renato Portaluppi posicionou a defesa com goleiro e dois atletas para impedir ataques de uma dupla centralizada e cruzamento dos laterais. Da esquerda, Reinaldo, Diogo Barbosa e Cuiabano. Do outro lado, Thaciano e Fábio foram os responsáveis pelas assistências. Conforme verificado pela reportagem, o aproveitamento nas conclusões e cruzamentos não teve alto índice.
Posteriormente, a comissão técnica aumentou a quantidade de envolvidos. Linha de quatro para proteger e, no mínimo, seis para atacar. A bola tinha que circular. A qualidade das finalizações melhorou no comparativo com o exercício anterior.
Na parte final da sessão, Renato Portaluppi conversou com o grupo. Sem distinção, o ídolo fez todos os jogadores finalizarem após tabela com ele próprio. O nível de acerto no mano a mano com os goleiros foi elevado.
O treinamento foi novamente pausado para instruções. Desta vez, Renato falou para os goleiros diminuirem o espaço para os atacantes. Logo após a conversa, menos gols foram gerados. Para encerrar, chutes obrigatoriamente de fora da área foram exigidos dos meio-campistas, laterais e atacantes.
Depois da atividade, o lateral Fábio será apresentado. Desde a última segunda (9), ele treina normalmente com os novos colegas. No turno da tarde, mais exercícios estão previstos. Nesta quinta-feira (12), às 16h30min, um jogo-treino está previsto contra o Novo Hamburgo.