A reconstrução do Grêmio para 2023 começa pelo meio-campo, com a busca por uma nova dupla de volantes. Os primeiros trabalhos, e o jogo-treino realizado no domingo (8), indicam que há uma disputa em aberto entre as sete alternativas à disposição de Renato Portaluppi.
Villasanti e Pepê, titulares diante do Concórdia, largaram em vantagem, mas o técnico conta com várias opções. Carballo foi um dos grandes investimentos para a temporada, enquanto Bitello, cobiçado por clubes do Exterior, também tem força nessa briga. Lucas Silva e Thiago Santos contam com o aval de Renato, que os indicou, assim como Darlan, promovido pelo ídolo tricolor. Os sete volantes têm mais uma semana para mostrar serviço e convencer Renato de que merecem começar a temporada em campo.
Os marcadores
Aquele volante clássico, camisa 5, ganhou importância desde o retorno de Renato, no ano passado. O técnico sempre valorizou a ideia de contar com um jogador mais marcador, que entrega ao time força física no combate do meio-campo. As opções atuais para esta função são Villasanti e Thiago Santos, mesmo que o paraguaio não tenha o porte físico habitual do seu colega. Villasanti é um marcador eficiente, que cumpre os requisitos mais pela sua boa leitura da partida e pela capacidade de antecipação do que no combate direto.
No caso de Thiago Santos, a questão física é sua principal valência. Ele se caracteriza por mostrar muita disposição na marcação, mesmo que acabe cometendo um número alto de faltas.
Volantes de saída
É possível que Renato escolha dois integrantes desta categoria para formar a dupla titular. Dos três concorrentes, Pepê largou na frente e começou como titular no jogo-treino do último domingo (8), contra o Concórdia. Ele foi contratado junto ao Cuiabá a pedido de Renato — e mostrou, nos treinos de pré-temporada, que tem qualidade técnica para fazer a ligação entre defesa e ataque.
Mesmo que tenha entrado na segunda equipe no jogo-treino, Carballo aproveitou a chance e foi um dos destaques no CT Luiz Carvalho. O uruguaio marcou um bonito gol em finalização da entrada da área, uma de suas características desde que começou no Nacional-URU. O jogador está na briga por um lugar no time.
O caso de Lucas Silva é mais difícil de decifrar. Dono de um alto salário, ele não tem permanência garantida no Grêmio para 2023. O ex-jogador do Cruzeiro não confirmou, desde que chegou ao clube, a mesma qualidade que o levou ao Real Madrid no começo da carreira.
Volante ou meia
Bitello e Darlan, ambos revelados na base gremista, representam um estilo muito apreciado por Renato. O técnico sempre gostou de peças com características híbridas, volantes que podem ser meias, como Maicon e Arthur foram em outros tempos. Mesmo que tenha terminado 2022 como destaque, Bitello não tem lugar certo entre os titulares para a nova temporada. A tendência é de que o jovem de 23 anos seja negociado. Mas, caso permaneça, brigará por espaço com Pepê e Carballo.
Darlan passou o ano passado emprestado a Juventude e Chapecoense, sem emplacar em nenhuma das duas equipes. Mas Renato é um admirador do canhoto, que pode cumprir a tarefa de marcação e também ajudar no início da construção ofensiva. O técnico conta com o volante para a atual temporada — mas caso Darlan receba alguma proposta interessante, a direção não deve abrir mão de negociá-lo.