Apresentado oficialmente como reforço para 2023, Pepê falou sobre sua versatilidade na primeira manifestação como jogador do Grêmio. O meio-campista citou que atuou como meia durante seu período nas categorias de base do Flamengo, mas que entendeu que teria mais sucesso como volante ao fazer a transição para o nível profissional.
—Estou aqui para ajudar o Grêmio em qualquer posição. Sou um segundo volante, mas também posso jogar mais como primeiro. Ou também jogar mais avançado. Vou lutar para ser titular, mas com respeito aos meus companheiros e em busca do que é melhor para o Grêmio — disse.
O volante de 24 anos agradeceu aos esforços pela direção do Grêmio. O Cuiabá fez jogo duro para liberar Pepê, mas a negociação de compra acabou dando certo após o jogador interceder junto aos dirigentes do clube de Mato Grosso. A oportunidade de trabalhar com Renato Portaluppi foi um dos pontos citados pelo atleta como motivação pelo acerto.
— Sempre tive o desejo de trabalhar com o Renato. Foi parte da decisão que tomei ao vir para cá e do meu desejo de atuar pelo Grêmio. Não chegou a me ligar, mas fiquei sabendo do desejo dele. Vi os trabalhos dele. Sei que ele gosta de um jogo curto, com jogadores que gostam de ficar com a bola. Isso pesou na minha decisão de vir para cá — comentou.
Pepê assinou contrato com o Grêmio até dezembro de 2025. A negociação envolve 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 8,2 milhões), e o Tricolor adquiriu 60% dos direitos econômicos do volante.