O Grêmio preparou uma cartilha para os jogadores cumprirem durante o período de recesso entre Natal e Ano-Novo. O material foi individualizado para cada atleta, e a expectativa da comissão técnica é de que os 10 dias sem treinos no CT Luiz Carvalho não atrapalhem a preparação para a próxima temporada. O grupo cumprirá a rotina de treinos de pré-temporada até o dia 22 de dezembro, quando serão liberados para as festas de final de ano. O retorno ao trabalho em Porto Alegre foi agendado para o dia 3 de janeiro.
De acordo com Reverson Pimentel, preparador físico do clube, o período de treinamentos até o dia 22 de dezembro dará uma base para que os jogadores ainda estejam em boas condições no retorno ao trabalho. Segundo Reverson, a primeira fase da pré-temporada é focada apenas em trabalhos físicos.
— Adaptar bem os atletas. Colocá-los no maior nível de variações de treinamentos. Nada de jogo. A prioridade está sendo dar força. Temos feito bastante treinos na academia. Bastante trabalho de posse, abertura de passada e velocidade — disse Reverson Pimentel preparador físico.
Entre o dia 23 de dezembro e 2 de janeiro, o elenco será liberado para aproveitar um período de recesso. Porém, o clube já comunicou que cada profissional levará uma cartilha individualizada de treinamentos e alimentação para seguir em forma.
— O Renato (Portaluppi) já conversou com os jogadores sobre a importância de realizarmos esses treinamentos. Existem algumas capacidades que com uma semana você não perde. A gente vai elevar o máximo do nível de carga de trabalho muscular até o dia 22 . No dia 22, vou dar um trabalho forte e uma carga muito forte. A minha supercompensação vai ser de dois dias, eles vão seguir em processo de treinamento. Eles vão ter mais três sessões. Alguns atletas vão perder 20% (de déficit físico). Se o cara treinar certinho, ele nem perde — enfatizou Reverson.
No planejamento da comissão técnica, por exemplo, três jogadores permanecerão mais algum tempo no CT Luiz Carvalho, apesar das liberações dos companheiros. Bruno Uvini, Fernando Henrique e Natã devem seguir treinando no local. Os dois últimos perderam a primeira semana da pré-temporada por estarem cumprindo período de isolamento após testarem positivo para covid-19.
O caso de Bruno Uvini é diferente. O zagueiro, recém-contratado, buscará compensar o longo período de inatividade. A última partida de Uvini foi pelo FC Tokyo em outubro de 2021. Desde então, treinou por conta até o acerto com o Tricolor.