O Grêmio monitora a situação de João Pedro, lateral-direito de 26 anos, do Porto. O jogador defendeu o Corinthians nos anos de 2021 e 2022, por empréstimo, e foi formado nas categorias de base do Palmeiras. O contrato com o clube português tem validade até junho de 2023.
A ideia do Grêmio é viabilizar a vinda de João Pedro por empréstimo, mas as conversas ainda não avançaram para definir a situação. O jogador é elogiado pela capacidade de ajudar na construção ofensiva e por ter muita força física. A direção busca, no momento, dois nomes para a posição.
O planejamento do departamento de futebol é contar com atletas brasileiros para a posição. Além da chegada de Franco Cristaldo e Felipe Carballo, o Grêmio terá Kannemann, Villasanti e Campaz. O limite de utilização de jogadores estrangeiros em competições da CBF é de cinco atletas.
Formado na base do Palmeiras, João Pedro estreou como profissional em 2014. Em 2017, foi emprestado para a Chapecoense. No ano seguinte, foi comprado por 4 milhões de euros pelo Porto. Retornou ao Brasil em 2018, para defender o Bahia. E, em 2021, foi emprestado ao Corinthians e permaneceu em São Paulo até junho de 2022.