O Grêmio está definido pelo técnico Renato Portaluppi para enfrentar o Caxias pela estreia do Gauchão. Depois de vencer o São Luiz na última terça, pela Recopa Gaúcha, o Tricolor abre o Estadual com uma mudança no time em relação a aquele que bateu a equipe de Ijuí no tetracampeonato da Recopa.
Sem Villasanti, que permaneceu em Porto Alegre pelo excesso de estrangeiros, o treinador optou pela escalação de Felipe Carballo, contratado no começo do ano junto ao Nacional-URU. O uruguaio, que fez sua estreia na terça, abre o meio de campo do Tricolor a partir das 16h30min, no Centenário, em Caxias do Sul.
Assim, o Grêmio está escalado com Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê e Bitello; Campaz, Luis Suárez e Ferreira.
No banco de reservas, Renato tem à disposição: Gabriel Grando, Bruno Uvini, Gustavo Martins, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Lucas Silva, Gabriel Silva, Thaciano, Isaque, Gustavinho, Galdino e Guilherme.
Além de Villasanti, também são ausências na Serra o meia Cristaldo, ainda sem condições legais de estrear, e o centroavante Diego Souza, em recuperação de uma virose.