O Grêmio terá a ajuda de Celso Rigo para contratação de seus dois principais reforços para 2023. O empresário gaúcho fornecerá as garantias bancárias para que o Tricolor possa finalizar as compras do meia Franco Cristaldo e do volante Felipe Carballo. A participação de Rigo foi saudada pelos dirigentes com posts sobre arroz em suas redes sociais.
A operação será feita da seguinte forma: Rigo colocou bens à disposição de um banco como garantia do empréstimo. O valor será repassado pelo Grêmio ao Huracán e ao Nacional-URU. Assim, o Tricolor fará pagamentos semestrais para a instituição bancária. A soma das duas negociações deve ser de ao menos US$ 6 milhões, valor que equivale a R$ 31 milhões.
— Sempre vou ajudar Grêmio. Desde a época do Fábio Koff e do Romildo Bolzan. Algumas coisas não se divulgam, mas sempre ajudei o clube. É pelo Grêmio —comentou Celso Rigo.
Rigo afirmou que estava à disposição do Grêmio desde o início das negociações. Segundo o empresário, o presidente Alberto Guerra o procurou para ajudar nas contratações e o pedido foi aceito imediatamente.
Após ajudar o Grêmio em outros negócios de grande porte, como contratações de Giuliano, com investimento financeiro, e de Miller Bolaños, na qual emprestou seu jatinho a dirigentes para fechar a compra do equatoriano, Celso Rigo afirmou que segue disposto a ajudar o clube do coração. Mas que, até o momento, apenas os dois pedidos foram feitos pela gestão de Guerra.
— É isso, em princípio — resumiu.
A expectativa da direção do Grêmio é de que os últimos entraves burocráticos estejam superados com a obtenção das garantias bancárias.