
A dois meses da eleição, as candidaturas que disputarão a direção estadual do PT têm até quarta-feira (7) para registrar as candidaturas.
No fim de semana, no congresso estadual da corrente Socialismo em Construção, o deputado estadual Valdeci Oliveira apresentou sua pré-candidatura, que tem o apoio dos deputados federais Maria do Rosário (Avante) e Paulo Pimenta (Socialismo em Construção) e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
A vereadora Eva Valéria, de Passo Fundo, que concorria pela Construindo um Novo Brasil, abriu mão em favor de Valdeci.
A eleição está marcada para o dia 6 de julho. Caso nenhum dos candidatos alcance 51% dos votos haverá segundo turno no dia 21 de julho.
Como o PT não realizava eleição direta para escolha da direção desde 2013, a disputa será particularmente concorrida no Rio Grande do Sul. A Articulação de Esquerda lançou a candidatura do jornalista Júlio Quadros, que foi duas vezes presidente nos anos 1990.
Com quatro deputados estaduais, a Democracia Socialista (DS), que já foi o maior grupo do PT gaúcho, aposta em Sofia Cavedon para disputar a presidência. Na Resistência Socialista, a candidata é a deputada Stela Farias, que tem o apoio dos ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra. O Movimento PT lançou Thiago Braga.