Uma segunda conversa entre a direção do Grêmio e Luis Suárez, realizada na manhã de sexta-feira (23), tornou a possibilidade sonhada pela torcida de ter o uruguaio com a camisa 9 um pouco mais real. O que ainda impede o acerto de forma oficial é a análise do advogado do jogador de toda a estrutura financeira e jurídica do contrato elaborado pelo Tricolor.
Mesmo com a ameaça de que uma nova oferta mexicana com mais alguns milhões mude os rumos das conversas, a direção gremista acredita que o centroavante de 35 anos deixou claro nas duas reuniões feitas que optará por vestir a camisa tricolor pelos próximos dois anos. E que é possível que o anúncio aconteça ainda neste sábado (24), como um presente de última hora para o torcedor.
A análise de toda a engenharia financeira montada pelo Grêmio é o obstáculo final a ser superado, na avaliação dos envolvidos na negociação. A operação foi descrita a GZH como uma estrutura semelhante ao que foi feito pelo Corinthians na contratação de Ronaldo Fenômeno.
A direção trabalhou na última semana para viabilizar uma série de parceiros para arcar com o valor dos salários e luvas para Suárez. E o resultado, apesar das dificuldades, foi alcançado. O acordado com os patrocinadores é de que eles serão os responsáveis pelo salário de cerca de R$ 1,5 milhão.
— O Grêmio não vai arcar com valor algum de parte do salário do jogador, mas essa operação vou me limitar a não tratar dela publicamente, até mesmo em respeito às empresas que se disponibilizaram a conversar conosco sobre isso — explicou o vice de futebol Paulo Caleffi.
O avanço das negociações fez com que mais empresários buscassem o Grêmio interessados em participar do negócio. Até a última sexta, eram mais de três empresas comprometidas com o projeto Suárez. A primeira reunião, que aconteceu durante a tarde de quarta-feira (21), teve isso como tema central. Como o jogador afirmou que aceitaria este formato, e também a realizar ações pontuais, foi possível que a direção avançasse no debate dos demais pontos da proposta por dois anos de contrato.
Cruz Azul
Por conta de toda essa engenharia financeira, e até o caráter único dos detalhes que envolvem amarrar uma série de empresas a arcar com um investimento milionário, o aceite de Luis Suárez passa pela conexão Madrid, Porto Alegre e Rosario. A ponta espanhola da negociação é ocupada pelo advogado do jogador, que analisará o contrato e a a forma pagamento de salário oferecida pelo Tricolor. No Brasil, os dirigentes do Grêmio aguardam por uma resposta definitiva do jogador, que passará as festas de final na Argentina com Lionel Messi.
Suárez, até sexta-feira, estava entre duas propostas. Além da oferta do Grêmio, o Cruz Azul também estava no páreo pelo centroavante. Mas além dos clubes americanos, equipes da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes manifestaram interesse no jogador. Mas o projeto de carreira do uruguaio não prevê a mudança para ligas menos competitivas.
Prestes a completar 36 anos, já que Suárez faz aniversário em janeiro, o centroavante mantém o desejo de seguir em alto nível. Além de fazer parte da reformulação da seleção do Uruguai, o jogador tem como objetivo conquistar uma Libertadores e se manter envolvido nas principais competições em seus últimos anos de carreira.