O ano de 2022 foi de recuperação para o Grêmio. Rebaixado à Série B, o Tricolor começou a temporada com a missão de retornar à elite, mas também de retomar a confiança do torcedor, chateado com o descenso no ano anterior. GZH recorda a trajetória, que começou com um tropeço na Copa do Brasil, passou por goleada em Gre-Nal, dois títulos, retorno da estátua e volta à Série A.
1) Saída de Vagner Mancini e chegada de Roger
A permanência de Vagner Mancini e da direção de futebol que rebaixou o Grêmio à Série B em 2021 foi vista com estranheza. No entanto, depois de um início de temporada pouco convincente e apenas seis jogos, o treinador foi demitido. Para o seu lugar chegou Roger Machado, ídolo como jogador de boa passagem no comando do clube entre 2015 e 2016.
2) Time feminino vice-campeão da Supercopa do Brasil
Um gol nos acréscimos deu o título da Supercopa ao Corinthians, porém as Gurias Gremistas fizeram história ao chegar na decisão da competição pela primeira vez. Destaque da campanha foi a vitória na semifinal, diante do Flamengo, quando a goleira gremista Lorena brilhou no tempo normal, garantindo o 1 a 1, e na decisão por pênaltis, vencida pelo Grêmio por 4 a 3.
O Grêmio deu adeus à Copa do Brasil logo na noite de sua estreia. Em um jogo de cinco gols, o Tricolor foi surpreendido pelo Mirassol por 3 a 2, no interior paulista, e se despediu da competição. Sem repetir a atuação da primeira partida sob o comando de Roger Machado, quando venceu o São Luiz, o sistema defensivo falhou demais e deu ao adversário uma classificação histórica. Na semana seguinte, a crise aumentou com uma derrota no clássico Gre-Nal do Gauchão.
4) Vitória por 3 a 0 no Gre-Nal do Beira-Rio, pela semifinal do Gauchão
O Gre-Nal que abriu a semifinal do Gauchão 2022 encaminhou a vaga gremista para buscar o penta. Em pleno Beira-Rio, o Grêmio aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Inter, com gols de Elias, Bitello e Diego Souza. O jogo foi de afirmação para o esquema 4-3-3 utilizado com Roger Machado, com três volantes e Campaz e Elias pelas pontas. Mesmo perdendo o Gre-Nal de volta, na Arena, por 1 a 0, o Tricolor se garantiu na decisão da competição.
O ano prometia sofrimento, mas título pode dar a tranquilidade que o Grêmio precisava para enfrentar seus desafios. Na Arena, diante de 43 mil pessoas, o time venceu o Ypiranga por 2 a 1, confirmou a vantagem do jogo de ida e conquistou, pela 41ª vez em sua história, o título do Campeonato Gaúcho. Foi a quinta taça estadual seguida, mostrando a força regional da equipe. E também especial para Roger Machado, que tornou-se campeão como técnico, além de jogador.
Em um momento de oscilação no Brasileirão Série B, o Grêmio buscou a recuperação da confiança na Recopa Gaúcha, competição que reuniu os campeões do Gauchão e da Copa FGF no ano anterior. Em Vacaria, o Tricolor goleou o Glória por 5 a 0 e ficou com a taça. Com uma formação reserva e usando o esquema 3-4-3, o time de Roger Machado teve o retorno de Kannemann, que fez seu primeiro jogo no ano, e atuações destacadas de Janderson, Benítez e Elkeson.
Um pouco mais de um ano depois de encerrar sua terceira passagem como técnico, Renato Portaluppi estava de volta Grêmio para um quarto período. Desta vez, no entanto, com a missão de recolocar o clube na Série A do Brasileirão. Com Roger Machado, o time estava em bom posicionamento na briga pelo acesso, porém não apresentava um bom desempenho e não contava com a confiança da torcida. Sendo assim, Portaluppi chegou na Arena para também reconstruir esta relação. A estreia foi diante do Vasco, em jogo que o Tricolor venceu por 2 a 1.
O Grêmio retornou à Série A do Brasileirão com uma goleada por 3 a 0 sobre Náutico, na 36ª rodada. O jogo foi sem o drama de 2005, porém. Como foi a marca da equipe na Série B, o time construiu o resultado sem mostrar um futebol convincente em parte da partida, mas o suficiente para superar o rival, que já estava rebaixado. Bitello, duas vezes, e Lucas Leiva marcaram os gols no Estádio dos Aflitos, em Recife.
9 - Campeão Gaúcho de futebol feminino
Depois de três anos, as Gurias Gremistas encerraram uma hegemonia do Inter e voltaram a levantar a taça do Gauchão Feminino. Na Arena, diante de quase 20 mil torcedores, o Tricolor goleou as Gurias Coloradas por 4 a 1 e sagrou-se como melhor time do Estado em 2022. Cássia, Luany, Karla Alves e Caty marcaram os gols do triunfo.
10) Contratação de Luis Suárez
O desfecho da negociação para a contratação de Luis Suárez nos últimos dias do ano foi uma das grandes notícias do Grêmio em 2022. O centroavante de 35 anos irá se apresentar em Porto Alegre no início de janeiro para cumprir um contrato de dois anos com o Tricolor. O uruguaio chegará à Arena através de um negócio viabilizado por uma série de parceiros do Tricolor, que irão arcar com o valor dos salários e luvas.