A nova direção do Grêmio já tem dois alvos na janela de contratações. Segundo o que foi anunciado durante a campanha e reforçado nos últimos dias, o volante uruguaio Felipe Carballo, do Nacional-URU, e o meia argentino Franco Cristaldo, do Huracán-ARG, já receberam propostas do clube e a definição deve ocorrer nos próximos dias.
Destaque do Huracán, Cristaldo tem 26 anos e na em 2022 fez 41 jogos, 17 gols e 10 assistências. Segundo informações de portais argentinos, além do Grêmio, Cruzeiro, Santos, Racing-ARG e Barcelona-EQU demonstraram interesse em contratar o meia revelado pelo Boca Juniors.
Os direitos econômicos do jogador estão divididos entre Huracán e Boca, com 50% de cada. No meio da atual temporada, o Santos chegou a aceitou pagar US$ 3,5 milhões pelo jogador. Mas uma série de exigências feitas pela direção do clube argentino inviabilizou o acerto. Cristaldo tem vínculo com o Huracán até 31 de dezembro de 2024.
Eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio, Felipe Carballo também tem 26 anos e pelo Nacional fez 44 jogos, 8 gols e deu uma assistência. De acordo com a imprensa uruguaia, além do Tricolor, Palmeiras e os mexicanos Cruz Azul e León também demonstraram interesse e buscaram detalhes sobre o jogador que encerra seu vínculo com o Nacional no final desta temporada.
Na quinta-feira, em entrevista ao programa do Show dos Esportes na Rádio Gaúcha, o novo vice de futebol do Grêmio, Paulo Caleffi, falou sobre a busca por reforços.
— A situação não pode ser considerada tranquila. Há ajustes a serem feitos para estabelecer os critérios de investimento. Mas o torcedor pode ficar tranquilo que o fortalecimento do elenco vai acontecer. O Grêmio vai ter time competitivo em 2023, que vai possibilitar que o torcedor sonhe com conquistas — destacou o dirigente.