A direção do Grêmio promoveu uma série de reuniões nesta sexta-feira (25) para viabilizar os detalhes pendentes e finalizar as primeiras contratações da gestão de Alberto Guerra. O clube recebeu na Arena os representantes de dois fundos de investimento para conseguir as garantias bancárias exigidas por Nacional e Huracán para as vendas de Felipe Carballo e Franco Cristaldo.
Pelo negócio com Carballo, a proposta do Grêmio é superior a 3 milhões de dólares, cerca de R$ 16 milhões. O volante de 26 anos foi eleito o melhor jogador do campeonato uruguaio da última temporada e é considerado como um reforço capaz de dar outra dinâmica ao meio de campo gremista.
O caso de Franco Cristaldo é semelhante, mas com ainda mais situações resolvidas com o Huracán. Pelo meia de 26 anos, o Tricolor pagará cerca de R$ 18 milhões para adquirir 100% dos seus direitos econômicos. Com a camisa 10 do time argentino, ele marcou 14 gols em 27 jogos e foi o vice-artilheiro do último campeonato nacional.
Por conta das dificuldades financeiras do clube, o Grêmio terá o auxílio de investidores para realizar as duas contratações. A engenharia construída para viabilizar os reforços, e que também contemplaria a investida por Luis Suárez, foi costurada por Alberto Guerra ainda antes de sua eleição para comandar o Tricolor pelos próximos três anos.