O Grêmio teve a primeira tentativa de contratar Pepê recusada pelo Cuiabá. Segundo Cristiano Dresch, vice presidente do clube mato-grossense, a oferta não agradou pelos termos oferecidos. Além de um jogador, o Tricolor também propôs fazer o pagamento de um valor em dinheiro pelo negócio.
— Nos procuraram sobre o Pepê, mas a proposta foi muito baixa. Se não melhorar a oferta, não tem negócio — disse Cristiano.
Pepê, 24 anos, é um pedido de Renato Portaluppi, que enxerga no volante um jogador capaz de dar dinâmica ao meio de campo e versatilidade ao time. Além de cumprir a função de volante, o jogador revelado nas categorias de base do Flamengo também é capaz de atuar mais adiantado.
No último Brasileirão, Pepê fez 30 jogos e marcou um gol. Em 2021, participou de 34 jogos, marcou três gols e deu duas assistências. Por conta da negociação para a transferência ao Cuiabá, o Flamengo ainda é dono de 20% dos direitos econômicos do jogador.
Outra sondagem que circulou nas redes sociais foi negada pelo dirigente do Cuiabá. O goleiro Walter também estaria na relação de atletas desejados pelo Grêmio, mas o jogador é definido como inegociável por Dresch.