Na manhã desta terça-feira (11), o Grêmio realizou o primeiro treino com todo o elenco na preparação para o duelo com o Bahia. A atividade foi marcada por uma longa conversa do técnico Renato Portaluppi com os jogadores e, em seguida, um trabalho com bola em que o time esboçado teve cinco mudanças em relação à última rodada.
Antes mesmo de a bola rolar no CT Luiz Carvalho, o treinador reuniu todos os atletas no gramado. A cena não é uma novidade, a diferença esteve no tempo em que ela durou. Foram mais de 20 minutos de bate-papo em que apenas o comandante falava e gesticulava.
Depois disso, os coletes começaram a ser distribuídos e, pela presença do zagueiro Kannemann, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ficou claro que se tratava do time reserva. Além do argentino, outros quatro atletas que iniciaram diante do Londrina também receberam a peça: Edílson, Diogo Barbosa, Villasanti e Bitello.
Em um momento inicial, os atletas protagonizaram um duelo de ataque contra defesa, de três contra três. Depois, as equipes se enfrentaram em campo reduzido, em que apenas três toques na bola eram permitidos. A partir daí, ficaram evidentes as observações.
Além de novos nomes, o sistema tático foi modificado, com a formação de um tripé de volantes no meio. A escalação teve: Léo Gomes, Geromel, Bruno Alves, Nicolas, Thiago Santos, Thaciano e Leiva; Guilherme, Biel e Diego Souza.
Apesar destas mudanças, a briga pela titularidade está em aberto. Como o duelo com o Bahia ocorre só no domingo (16), novas alternativas podem ser trabalhadas ao longo da semana.