A partida contra o Londrina, no último sábado (8), foi marcada por uma novidade de Renato Portaluppi na escalação do Grêmio. Thaciano entrou no lugar de Guilherme e foi um dos homens de lado do treinador. GZH mostra como foi o desempenho do meio-campista na nova função.
A entrada de Thaciano na vaga de Guilherme não resultou em mudança de sistema tático, mas alterou o posicionamento de Biel, que saiu do lado direito do ataque para o esquerdo. O camisa 28 executou a função de extrema direito no 4-2-3-1 reproduzindo o que Renato Portaluppi havia feito com Ramiro no vitorioso ciclo 2016/17 em sua passagem anterior pelo Grêmio.
Mapa de calor mostra Thaciano ocupando o setor direito do Grêmio:
Embora Thaciano seja um meio-campista com origem na função de volante, o Grêmio não deixou de ter profundidade com sua presença pelo lado direito. Pelo contrário, o mapa de calor do site Sofascore mostra como o camisa 28 foi o jogador do Tricolor que teve a participação mais adiantada na partida.
Essa chegada ao ataque teve resultado. Foi de Thaciano o cruzamento para o gol de Diego Souza. Esse foi um dos três cruzamentos tentados pelo jogador na partida. No total, ele acertou dois e errou um.
Por outro lado, Thaciano terminou a partida sem nenhuma finalização. Defensivamente, ele contribuiu com dois desarmes nos 74 minutos em que esteve em campo até ser substituído por Nicolas.
Thaciano contra o Londrina
- Minutos jogados: 74
- Assistência: 1
- Passes certos: 15 (71,4% de efetividade)
- Cruzamentos: 2 certos de 3 tentativas
- Desarmes: 2
*Fonte: Sofascore