Emprestado ao Fortaleza até o final de 2022, Juninho Capixaba não deve retornar ao Grêmio na próxima temporada. O lateral-esquerdo de 25 anos tem contrato até 28 de fevereiro de 2023 com o clube gaúcho, mas não foi procurado pela atual gestão para negociar a ampliação do vínculo. Na temporada, o jogador marcou um gol e deu oito assistências em 53 partidas.
Mesmo sendo um dos destaques na campanha de recuperação da equipe de Juan Pablo Vojvoda no Brasileirão, o lateral não deve dar nenhum retorno ao investimento feito pelo Grêmio em 2019. O clube pagou R$ 4 milhões para adquirir o jogador em definitivo junto ao Corinthians. A próxima direção, que assume o clube a partir da eleição de novembro, pode tentar a ampliação do vínculo.
O Grêmio tinha opção estabelecida em contrato para exercer a renovação automaticamente em agosto deste ano, mas a avaliação da atual direção é de que o valor necessário para assegurar a permanência não justificaria um novo investimento. Alguns clubes sondaram a direção interessados em saber das condições de negócio, mas nenhuma proposta concreta se confirmou.