Depois de ter vencido o CSA por 2 a 0, o Grêmio se prepara agora para enfrentar o Londrina, no sábado (8), no Estádio do Café. Contra os paranaenses, o Tricolor busca quebrar uma série de dois meses sem pontuar fora de casa. Junto, tem a possibilidade de chegar mais próximo do acesso matemático à Série A.
Atual vice-líder da Série B, o Grêmio soma 56 pontos na competição e tem sete de vantagem em relação ao Sport, atual quinto colocado. Nos bastidores, o clube acredita que 60 pontos serão suficientes para garantir o retorno à elite do futebol brasileiro. Contra o Londrina, o primeiro passo pode ser dado nessa reta final de campanha e uma vitória no Paraná seria muito valorizada.
A última vez que o Tricolor venceu longe da Arena foi em 5 de agosto, em Campinas. Na oportunidade, a equipe bateu o Guarani, no Brinco de Ouro, por 2 a 1. Desde então, o Grêmio sequer pontuou longe dos seus domínios. Foram quatro jogos e quatro derrotas, para CRB, Criciúma, Novorizontino e Sampaio Corrêa. Também por conta do péssimo retrospecto recente fora de casa, o clube avalia como positivo um empate com os paranaenses.
— A certeza para nós é que estamos absolutamente no controle da situação. E isso significa, praticamente, não perder em Londrina. Fazer pontos. É muito importante fazer pontos e depois tentar resolver aqui contra o Bahia e no cruzamento com os demais resultados — avaliou o presidente Romildo Bolzan Júnior, após a vitória sobre o CSA.
Ainda que esteja próximo de atingir o número mágico, o Grêmio tenta afastar um clima de confiança excessiva e, segundo o técnico Renato Portaluppi, também evita fazer cálculos antes do jogo no Paraná.
— A gente não pensa e não faz as contas. No momento, vamos de jogo a jogo. Demos um passo importante, mas os adversários abaixo de nós também venceram. O importante é que o Grêmio fez a parte dele. Não adianta projetar duas vitórias para estar na Série A, temos de pensar no Londrina, buscar um resultado positivo lá e ver o que acontece na rodada. E aí sim ver quantos pontos vão faltar — disse o treinador.
Depois da partida contra o Londrina, o Grêmio enfrenta o Bahia, no dia 16, em Porto Alegre. A expectativa nos corredores da Arena é que o Tricolor consiga pontuar no Estádio do Café para chegar no confronto diante dos baianos a uma vitória da confirmação matemática do retorno.