A adaptação de Lucas Leiva a uma função mais adiantada rendeu frutos ao Grêmio mais uma vez. Diante do CSA, o agora meia foi fundamental abrindo o caminho da vitória por 2 a 0. marcando o primeiro gol. Ele estava dentro da área, cabeceando o cruzamento de Edilson e tirando o goleiro da jogada.
— Lucas ajudou bastante. É um jogador dinâmico, bastante inteligente. Na posição de volante, temos de ter jogadores mais rápidos na frente da área. Ele sabe se movimentar, por isso o coloquei mais avançado, mais próximo dos atacantes — disse Renato Portaluppi.
O técnico, inclusive, fez uma comparação com um ex-jogador do Grêmio, atualmente emprestado ao Avaí:
— Ele tem uma inteligencia muito grande de perceber a jogada pelos lados e pisar na área. Era algo que eu cobrava muito do Jean Pyerre. O Lucas sabe fazer, além de ser um quinto homem do meio-campo.
Foram 66 minutos em campo na terça-feira (4). Nesse período, Lucas finalizou duas vezes, uma sendo o gol. Ele acertou 18 passes e errou dois. Deu uma assistência para conclusão. Fez duas faltas.
O camisa 15 deve seguir atuando nessa função na próxima partida, marcada para sábado (8), 16h30min, fora de casa contra o Londrina.