Liberado da concentração do Grêmio no Rio de Janeiro para a realização de exames, Edílson afirmou que gostaria de renovar com o clube para 2023. Mesmo sem ter a certeza da ampliação de contrato, e ainda na dependência do resultado da avaliação médica para identificar a causa das dores que sente no quadril, o lateral-direito de 36 anos afirmou que gostaria de jogar contra o Brusque, na última rodada da Série B.
—É um momento de reflexão. Meu pensamento é de jogar mais um ano, no mínimo. Essa temporada foi complicada para mim. Não fiz pré-temporada, cheguei no meio do campeonato e isso me atrapalhou um pouco. Se começar junto com o grupo, e depois de uma pré-temporada, posso render um pouco mais. Posso ajudar pela liderança. Ainda não foi conversado nada. Torcer para que as coisas aconteçam. Se ficar mais um ano, será um sonho realizado. De repente encerrar a carreira no clube onde tenho um histórico gigante. Seria um final feliz— comentou.
O lateral-direito do Grêmio embarcou no Rio de Janeiro para Porto Alegre no início da tarde desta quarta-feira (26). Por conta das dores no quadril, Edílson ficou de fora da vitória sobre o Náutico, resultado que confirmou o acesso do clube à Série A. O jogador será reavaliado pelo departamento médico do clube.
— Se não tiver nada mais grave, pretendo jogar contra o Brusque. Quanto mais jogar, pelo meu contrato, mais eu ganho — disse.
Contratado após a conquista do título do Gauchão, Edílson participou de apenas 14 jogos na Série B. Com duas assistências e nenhum gol marcado, o lateral sofreu duas lesões musculares e enfrentou o problema no quadril durante a competição.