Desde a chegada de Renato Portaluppi a hierarquia da lateral esquerda do Grêmio foi modificada. Mesmo depois da recuperação de lesão muscular de Nicolas, Diogo Barbosa ganhou a posição entre os titulares. O jogador é uma aposta do comandante para reconduzir o Tricolor à Série A do Brasileirão.
O ex-atleta do Palmeiras, que foi contratado na outra passagem do técnico pela Arena, passou 2022 como alternativa. Nas chances para atuar, principalmente com Roger Machado, foram em lesões do então dono da vaga.
Os números de Diogo na temporada são significativos, já que ele participou de 35 confrontos, sendo titular em 19 ocasiões. Na Segunda Divisão, ele conseguiu dar três assistências para gols de companheiros.
A chegada de Renato Portaluppi trouxe uma nova perspectiva para o lateral na Arena. Casualmente, na reestreia, Nicolas estava em recuperação de lesão muscular. Com isso, ele teve uma sequência na equipe que foi interrompida somente contra o Sampaio Corrêa por suspensão de três amarelos.
Nos três duelos seguintes, o ala retomou a condição sem sequer ser substituído. Nicolas, por exemplo, contra o Londrina, atuou como meia pelo lado esquerdo.
Diogo Barbosa é um atleta da confiança do treinador e deverá seguir na formação até o final da Série B. Há o entendimento na comissão técnica de que ele possui entrosamento com os companheiros da linha defensiva e características que agradam mais na comparação ao principal concorrente.
Criticado pela torcida gremista, o lateral chegou a cogitar deixar a Arena nos últimos meses. O Cuiabá procurou o Tricolor para tentar um empréstimo, mas foi refutado pelo profissional por acreditar na recuperação do futebol em Porto Alegre. O vínculo atual tem duração até o final de 2023.