Recuperado das lesões que o atrapalharam neste ano, Kannemann deu duas sinalizações na entrevista concedida no início da tarde desta quinta (6). Ao mesmo tempo em que se colocou à disposição do técnico Renato Portaluppi para o duelo com o Londrina, no próximo sábado (8), o zagueiro manifestou o desejo de permanecer no Grêmio em 2023.
Mas, como o vínculo do argentino encerra junto do mandato do presidente Romildo Bolzan Júnior, em 31 de dezembro, a extensão depende dos principais candidatos à presidência gremista: Alberto Guerra e Odorico Roman.
— Tem que falar com meu empresário. Essas coisas sempre terceirizo. Ele tem de trabalhar (risos). Estou focado no clube, temos que subir. Eu quero ficar aqui, gosto muito deste clube, tem me dado muito, gosto muito da cidade. Depois, tem que perguntar para os outros se a intenção também é de que eu fique, mas acho que é mútuo. Mas eu repito que, se nós subirmos, fica tudo mais fácil — afirmou o atleta, que revelou ainda não ter sido procurado.
Procuradas pela reportagem de GZH, pessoas ligadas às chapas afirmam que a renovação do defensor é tratada como uma das prioridades para o próximo ano e que ambos já iniciaram contatos com o agente Martín Wainbuch.
Da parte de Guerra, é citada a relação estreita com o empresário, iniciada ainda em 2016, quando o dirigente era vice de futebol e foi um dos responsáveis por comprar o zagueiro junto ao Atlas, do México. Situação semelhante é relatada pelos pares de Odorico, que foi vice-presidente de futebol em 2017, na campanha do título da Libertadores, e aponta o argentino como uma "referência para o resgate do Grêmio vencedor".
Apesar do interesse em comum, as conversas não chegaram à discussão de valores salariais. Primeiro porque, assim como referiu Kannemann, é preciso garantir o retorno à Série A do Brasileirão e a retomada de receitas importantes, como os direitos de televisionamento. Depois disso, os dois candidatos serão chamados por Romildo para serem colocados a par da situação financeira do clube. O argentino tem um dos maiores salários do atual elenco.
— No momento em que tivermos tudo esclarecido, com o acesso garantido, vou chamar eles, repassar todos os relatórios e tratar disso também. Cabe essa lucidez dos fatos para que não se repita o assunto e se crie expectativa que pode gerar pressão. Todos nós queremos renovar com o Kannemann. É um jogador fantástico, é o espírito do Grêmio, mas teve essa situação diferente neste ano — comentou o atual presidente na última sexta (30), após a derrota para o Sampaio Corrêa, no Maranhão.