A vitória contra o Londrina poderia ter feito o Grêmio abrir sete pontos do primeiro time fora do G-4 da Série B do Brasileirão, mas o gol sofrido nos minutos finais no Estádio do Café fez com que a vantagem Tricolor diminuísse na última rodada. O empate contra os paranaenses cortou para cinco a diferença gremista para o Sport (quinto) e para um e dois para Bahia e Vasco, terceiro e quarto respectivamente.
Caso tivesse vencido no Paraná, o time de Renato Portaluppi teria chances de garantir o acesso para a Série A já no próximo final de semana, contra o Bahia, na Arena. Apesar de ter visto os adversários subirem na pontuação, o Grêmio segue com um pé na elite do futebol brasileiro.
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em projeções no futebol, o time que chegar a 65 pontos estará 100% garantido na Série A. Atualmente, o Tricolor tem 57 e precisaria de mais oito pontos para matematicamente subir, conforme a universidade mineira. A mesma UFMG, no entanto, afirma que, com 62 pontos, o time já tem 99% de acesso — o que obrigaria o Grêmio a buscar mais cinco.
Faltando mais quatro jogos (12 pontos), o time gaúcho tem mais duas partidas em casa e duas fora dos seus domínios. Primeiro, no próximo domingo, às 16h, enfrenta o Bahia, na Arena. O jogo é considerado confronto direto pois os baianos estão em terceiro lugar, com apenas um ponto a menos que o Grêmio.
Depois, o Tricolor faz duas partidas fora de casa. A equipe viaja a Pernambuco para enfrentar o Náutico. Posteriormente, joga contra a Tombense. Por fim, volta a Arena e joga contra o Brusque para fechar a campanha na Série B do Brasileirão (com a esperança de chegar a esse jogo com o acesso já garantido).