Demoraram 12 jogos para que Lucas Leiva fizesse o seu melhor jogo com a camisa do Grêmio nesta segunda passagem. No 3 a 0 contra o Sport, na última terça-feira (20), o camisa 15 não apenas melhorou no segundo tempo como também foi autor do gol que pavimentou a vitória na Arena pela 31ª rodada da Série B.
O próprio jogador, após a partida, fez uma autocrítica e ressaltou as dificuldades que vem encontrando desde que retornou ao Brasil depois de 15 temporadas na Europa. O técnico Renato Portaluppi fez coro às palavras do meio-campista, mas também elogiou Lucas pela importância no elenco do Tricolor. O jogador substituiu Thaciano, que teve uma lesão muscular depois da derrota para o Novorizontino.
— É um jogador importante para o grupo, é um jogador experiente, sabe que está devendo, mas se esforça, torci para ele marcar. Coloquei na frente até pela idade para o Lucas jogar mais solto, perto do Diego, criando mais perto da área do adversário. As características aparecem normalmente. Qualquer jogador que joga muito tempo lá fora, ele precisa se readaptar. Lucas está fazendo isso. Lá fora, jogam de um jeito muito diferente, aqui tem um calendário muito apertado. Ele não desaprendeu a jogar. Ele está sofrendo pelos jogos em sequência. Foi bem melhor, já fez um gol. É um jogador que nos ajuda bastante.
Quem também recebeu elogios do treinador foi Guilherme, que foi contratado, assim como Lucas, na última janela de transferências. O camisa 11 ainda não conseguiu marcar com a camisa do Grêmio, mas tem criado oportunidades para os companheiros.
— Falta o gol para ele. Isso tira o peso das costas do jogador. Ele tá ansioso, teve oportunidades, o gol vai sair mais cedo ou mais tarde. Ele tem nos ajudado, é um jogador bastante tático. Ele não desaprendeu. Daqui um pouco sai o gol e sai o peso das costas. Fez um belo passe para o gol do Bitello. Importante é o grupo sair com a vitória.
O Grêmio volta a campo no dia 30 de setembro, contra o Sampaio Corrêa, fora de casa. O Tricolor é vice-líder da Série B, com 53 pontos.