A projeção aponta o acesso para a Série A ao time que chegar aos 60 pontos. Se isso realmente se confirmar, faltam apenas sete pontos para o Grêmio assegurar a volta para a elite do futebol brasileiro. Os últimos três pontos foram conquistados no começo da noite desta terça-feira (20), depois de bater o Sport por 3 a 0, na Arena. Agora, precisa confirmar a vaga na Série A nos últimos sete jogos da Série B.
Após a partida, o técnico Renato Portaluppi exaltou a atuação gremista no segundo tempo, depois de uma etapa inicial que acabou com algumas vaias da torcida. O treinador disse ter conversado com os jogadores no intervalo para melhorar a produção na partida.
— Desde que eu cheguei, falei que o objetivo era esse (subir para Série A). Hoje, demos um passo enorme para voltar para a Série A. Eu já havia falado que era confronto direto. Faltando sete jogos, botamos 10 pontos de vantagem para o Sport. Foi um jogo truncado. Sabíamos que a gente tinha que competir com eles, sabíamos que eles estavam jogando a vida nesse jogo, e competimos. Conversamos no vestiário, acertamos posicionamento e começamos a encontrar espaços, fazer jogadas e fazer os gols. No segundo tempo, estivemos melhores do que no primeiro — analisou Renato.
Na partida contra o Sport, o Grêmio perdeu quatro jogadores por suspensão. Lucas Leiva, Bruno Alves, Diogo Barbosa e Edilson receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcarão a equipe no Maranhão, no dia 30, quando o Tricolor enfrenta o Sampaio Corrêa. O treinador gremista falou sobre a estratégia de "preservação" dos jogadores.
— A logística da viagem, não gostei, mas não tem como mudar. Jogamos contra o Sampaio e depois temos mais um jogo decisivo em casa (quatro dias depois, diante do CSA). Queimei os cartões, limpei porque temos uma viagem longa e logo em seguida jogo contra o CSA. Eu descanso boa parte do time, como Lucas e Edilson. Pelo menos meio time meu vai estar descansado. Foi com esse pensamento que resolvi zerar os cartões.
Com os 3 a 0 construídos na Arena, o Grêmio chegou aos 53 pontos, oito a mais do que o Londrina, quinto colocado, e também ultrapassou o Bahia para assumir o segundo lugar na tabela — baianos e paranaenses ainda jogam na rodada.