A eleição que renovará 150 cadeiras no Conselho Deliberativo do Grêmio ocorrerá no próximo sábado (21), a partir das 10h, pela internet e também de forma presencial na Arena. Oito chapas tiveram as candidaturas homologadas na quarta (14) e estarão aptas a serem votadas pelos sócios do clube. Os escolhidos farão parte do mandato que compreende o período de 2022 a 2028. A eleição é proporcional, com cláusula de barreira de 15%. Ou seja, a partir desse índice, as chapas começam a garantir cadeiras.
Em entrevista ao "Show dos Esportes", da Rádio Gaúcha, o presidente do Conselho, Carlos Biedermann, falou sobre como irá funcionar o pleito do próximo final de semana.
— Acredito que tenhamos um recorde de oito chapas, não lembro de tantas assim. Espero que seja uma eleição muito tranquila. O associado que estiver em dia pode participar de forma presencial ou pela internet. Virtualmente, o Grêmio vai enviar uma mensagem de texto na manhã do pleito com um link e é só clicar para fazer o voto. Recomendo que todos que estejam em Porto Alegre vão até a Arena. Esse momento é do exercício da democracia e da vontade do associado.
Biedermann também falou sobre a quantidade de sócios que estão aptos a votar e aqueles que devem exercer o seu direito no sábado.
— Não tenho o número de votantes, mas deve ser em torno de 30 mil aptos a votar. E entre 10 a 15 mil que devem votar. É uma parcela dos associados. Importante que se interessem pelas coisas do clube. Espero que tenhamos um número recorde. Houve um plano de recuperação dos sócios e se discutiu se eles teriam direito de voto ou não. O Conselho Deliberativo debateu esse tema e a decisão foi de que esses associados não teriam direito a voto. A razão foi de que o estatuto estabelece que tem que estar em dia nos últimos 12 meses e eles estiverem em atraso e quitaram depois.
Posteriormente, o Tricolor viverá mais dois processos eleitorais ainda em 2022. O primeiro para a escolha do novo presidente do Conselho Deliberativo, que não envolverá os sócios. Em outro momento, será definido o novo presidente e seu Conselho de Administração.
A votação para presidente e seus vices eleitos poderá ocorrer em dois turnos, sendo o primeiro entre os conselheiros. Caso duas ou mais chapas ultrapassem a cláusula de barreira, os sócios poderão decidir quem será o novo comandante do clube.
Chapas inscritas para eleição do Conselho Deliberativo
- Grêmio Glorioso
- Chapa do Danrlei
- Grêmio com o Guerra
- Grêmio é Futebol — Frente de Oposição Gremista
- Grêmio de Todos — Oposição de Verdade
- Futebol & Torcida: Juntos com Odorico
- Grêmio Amor Copero — Paixão de Todos
- Pelo Grêmio e Nada Mais