Titular do Juizado do Torcedor, o juiz Marco Aurélio Xavier determinou a proibição de entrada de instrumentos de percussão no setor norte, níveis superior e inferior, da Arena do Grêmio. Esta é uma extensão do ato que veta a entrada de torcidas organizadas no estádio. Clube afirma que tentará até o último momento uma nova liberação para o confronto com o Sport, nesta terça-feira (20), às 19h, ou realocar a banda de local.
A razão da decisão é o fato de o Grêmio ter conseguido a liberação junto à Brigada Militar da entrada de 15 instrumentos musicais na arquibancada Superior Norte, o que o juiz Marco Aurélio Xavier definiu como "manobra" do clube:
"É evidente a disposição de esvaziar a eficácia da medida judicial, permitindo, pela via transversa, o funcionamento oficioso das Torcidas suspensas, e com a animação de instrumentos de percussão patrocinados pelo clube. Inadmissível, essa postura, que não colabora com os esforços de prevenção da violência", afirma no documento.
Em nota, o Grêmio lamentou a decisão, ressaltando o papel da banda no ambiente do estádio e na busca dos objetivos do clube, e prometeu buscar uma nova liberação ainda para o jogo contra o Sport.
"O Clube lamenta a decisão e reforça que cumpriu com todas as suas responsabilidades, desde a identificação dos envolvidos na briga que gerou a interdição da Arquibancada Norte, até a implementação, em conjunto com a Arena, de novas medidas para gerar mais conforto aos torcedores no acesso ao setor. Informamos, ainda, que buscaremos até o último momento a liberação na Superior Norte. Caso isso não ocorra, vamos trabalhar para realocar a banda em outro setor do estádio. Todos os esforços serão feitos por entender que a banda tem um papel fundamental no ambiente do estádio", afirma a manifestação gremista.
Em 22 de agosto, depois dos episódios de violência registrados na partida contra o Cruzeiro, o Juizado do Torcedor determinou o fechamento do setor norte e punições para quatro torcidas organizadas do clube. Foram suspensas por 90 dias a Geral do Grêmio, a Rasta, a Garra Tricolor e a Torcida Jovem.
Quatro dias depois, porém, o Tricolor obteve uma liminar para a abertura da arquibancada. Sendo assim, com exceção para as organizadas suspensas, o clube vendeu ingressos para o setor nos jogos contra Ituano, Vila Nova e Vasco. Até a publicação desta matéria, o Grêmio não havia se manifestado.
Por meio de sua conta no Twitter, a organizada Geral do Grêmio criticou a decisão: "Juizado do Torcedor se mostra parcial e injusto com nossa torcida", diz a manifestação.