Para enfrentar o Novorizontino, na próxima sexta (16), no interior de São Paulo, o Grêmio terá duas baixas: Bitello, suspenso pelo terceiro amarelo, e Campaz, lesionado. Apesar de Thaciano ter relatado dores no pé direito, ele é quem deve começar no lugar do colombiano. Desta forma, Renato Portaluppi tem três cotados para ocupar a vaga do volante.
No sistema de Renato, Thaciano até poderia atuar como volante. Porém, o atleta, que fez dois gols nos dois últimos jogos, tende a ser escalado na função de Campaz. O colombiano passará por exame de imagem nesta segunda (12) para detectar o tempo de recuperação.
Assim, os favoritos para a vaga de parceiro de Villasanti são Lucas Leiva e Thiago Santos, que ingressaram no time no jogo contra o Vasco. Na partida, o ex-Liverpool teve função mais ofensiva, enquanto o camisa 5 desempenhou a posição mais recuada.
— Não gosto de improvisar. Estamos com poucas peças no ataque. Senti o Guilherme cansado, não tinha outro jogador para colocar ali. Decidi colocar o Lucas um pouco mais aberto para fechar o lado esquerdo — disse Renato.
Quem corre por fora é Lucas Silva. O ex-Real Madrid tem a confiança do técnico pela passagem anterior. Por isso, ele voltou a ganhar minutos após quase dois meses. A última utilização dele com Roger Machado foi em 16 de julho, contra o Tombense, na Arena. Desde então, ele perdeu espaço com a antiga comissão técnica.
Serão quatro sessões de atividades para o jogo da próxima rodada. Assim, Renato Portaluppi realizará a escolha do meio-campista que melhor se encaixa no seu time titular em função dos treinos e da estratégia de jogo para tentar alcançar o acesso à Série A o quanto antes.