A ansiedade do torcedor pelo reencontro com Renato Portaluppi foi recompensada com boa atuação e vitória. Em uma tarde festiva na Arena, pela primeira vez na Série B o Grêmio levou vantagem diante de adversário direto no G-4. De virada, o time gaúcho bateu o Vasco por 2 a 1 na estreia do ídolo no comando da equipe e chegou a 50 pontos.
Com a combinação dos resultados da 29ª rodada, o Tricolor manteve o terceiro lugar e a vantagem de seis pontos para o Londrina, quinto colocado, e abriu cinco de distância em relação ao Vasco, que está na quarta posição.
Do início ao fim do jogo, os mais de 50 mil torcedores na Arena receberam exatamente o que o técnico prometeu em seu retorno. Mais do que os três pontos somados, a partida do domingo (11) marcou também a reconexão entre time e arquibancada. O torcedor se viu representado dentro de campo por uma equipe intensa, que não deixou de correr e que mostrou força para reverter a desvantagem no placar pela primeira vez na competição com os gols de Bitello e Thaciano.
Aplaudida desde o anúncio da escalação, a equipe correspondeu ao carinho no final do jogo. Todos os membros da comissão técnica e jogadores se reuniram no centro do gramado e agradeceram pelo apoio dos torcedores na Arena.
Apesar de todos no campo terem sido "abraçados" pelos gremistas, ninguém foi tão saudado quanto Renato, que teve o nome gritado em coro. É o protagonista da volta do otimismo no clube.
Jogador da confiança de Renato, Edílson reconheceu a mudança de ambiente de outros jogos para a partida de ontem. Das vaias que acompanharam o time nos momentos de dificuldade, o torcedor esteve ao lado da equipe durante os 90 minutos da partida contra o Vasco.
— Entramos soltos. Esse espírito é o que precisamos para os nove jogos que faltam — resumiu o lateral.
Um dos mais aplaudidos pelo desempenho contra o Vasco, Thaciano atribuiu a Renato a mudança de rendimento do time. Mesmo com apenas alguns de trabalho, o meio-campista apontou que o técnico colocou o grupo em um caminho que tem maior chance de sucesso.
— (A vitória) Tem muito a mão do Renato. A semana foi intensa. Sabíamos da importância deste jogo — disse.
Estreante da tarde, Renato aproveitou a entrevista coletiva para saudar o torcedor. Principal tema nas manifestações após a vitória, o clima no estádio foi apontado como grande aliado pela evolução no nível de atuações da equipe.
— Quero parabenizar o torcedor. Foi uma energia positiva. Mas hoje deram uma aula de como incentivar. O grupo estava precisando. Prometi que vamos voltar à Série A e demos um passo hoje. Vamos seguir trabalhando para buscar os resultados. Quanto mais rápido voltarmos, melhor. A torcida jogou o tempo todo com o time, que jogou o tempo todo com entrega — agradeceu.
O presidente Romildo Bolzan, que dedicou a vitória de ontem para a neta recém-nascida, também citou que o apoio dos torcedores fez a diferença para que o time pudesse alcançar o nível esperado de atuação.
— O time joga com mais confiança, competitivo. Viramos pela primeira vez no campeonato. Não há mais aquela manifestação que gera desconforto e deixa o jogador inseguro. Este objetivo foi atingido. Tivemos mais segurança para o jogador atuar tranquilo — comentou.
Sobre os detalhes das alterações das peças dentro de campo, Renato disse que optou pela manutenção da escalação que vinha desde a gestão de Roger Machado para aproveitar o entrosamento do time. Mas que fez questão de colocar parte das suas ideias de como o time deveria se portar. Uma dessas mexidas foi a orientação para pressionar na marcação aos adversários. E que essa estratégia não será alterada para os jogos do Grêmio como visitante.
— Tenho uma filosofia de jogar que não vou mudar. Acredito nesta forma. Não altero isso. Temos que jogar para ganhar na Arena ou fora, com pressão total no adversário. Não será diferente nos próximos jogos. Somos um time grande demais para ficar esperando o adversário.
Para a próxima rodada, contra o Novorizontino, fora de casa, na sexta-feira (16), Renato terá a ausência de Bitello. O volante recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Vila Nova e deve dar lugar a Lucas Leiva no time titular. Thaciano, que deixou o jogo após levar uma pancada no pé esquerdo, será reavaliado durante a semana.