A quarta estreia de Renato Portaluppi como técnico do Grêmio foi a primeira com vitória. Para explicar o êxito no 2 a 1 sobre o Vasco, o comandante ressaltou a dedicação e confiança dos atletas no gramado da Arena para superar um adversário direto pelo acessos à Série A do Brasileirão.
— O destaque, acima de tudo, foi a entrega. Acompanhei quase todos os jogos do Grêmio na Série B e, ao meu entender, foi o melhor jogo. Jogadores tiveram confiança de sobra. O segundo gol me encheu os olhos. Foi um golaço do Thaciano, mas também a jogada toda — afirmou o treinador gremista.
Para Renato, a postura dos atletas foi um reflexo do comportamento dos torcedores nas arquibancadas da Arena, que entrou em sintonia com o comandante desde seu retorno ao clube.
— Queria parabenizar o torcedor. Foi desde a minha chegada no aeroporto, mas hoje (domingo) eles deram uma aula de incentivo ao grupo, independente de quem começou ou quem entrou na partida. Quando cheguei, prometi que o Grêmio iria voltar para a Série A. Hoje, demos um passo. Com as 50 mil pessoas lá fora, o reflexo vai ser dentro do campo — destacou.
Além da atuação do goleiro Brenno, decisivo com duas defesas no segundo tempo, e do meio-campista Thaciano, autor do gol da vitória, Portaluppi destacou a atuação do experiente lateral-direito Edílson, um de seus jogadores "cascudos".
— Foi fundamental. É um jogador experiente, que já ajudou bastante no passado, que tem respeito do adversário, é malandro e dá tranquilidade para os mais jovens. Pedi para ele apoiar na hora certa e foi um grande destaque da partida, inclusive a torcida gritou o nome dele. Nessas horas você precisa colocar os jogadores mais cascudos em campo, eles não sofrem a pressão da vitória — disse Renato.
Restando nove partidas para o encerramento da Série B, o Grêmio volta a atuar na próxima sexta-feira (16) diante do Novorizontino. O confronto ocorre no interior de São Paulo, às 21h30min.