Após um período no time de transição, Pedro Lucas ganhou mais oportunidades na equipe principal do Grêmio. O meia de 20 anos passou a ser relacionado para os últimos compromissos, e virou alternativa para o setor de criação.
O jovem, que sequer tinha sido utilizado por Roger Machado nesta temporada, foi observado na equipe de transição diante do Brasil de Pelotas, pelo Brasileirão de Aspirantes, em 3 de julho. Pelos desfalques entre os profissionais, ele foi reintegrado ao elenco e passou a ser convocado para as partidas.
Contra Bahia, Náutico, Tombense, Brusque e Ponte Preta, Pedro Lucas ingressou nas etapas complementares. Nos cinco enfrentamentos, somou 86 minutos. A nota média aplicada pelo Sofascore para o jogador é de 6,58, neste período.
A ideia é que ele siga como opção de armação. Na última semana, contra a Chapecoense, pelas circunstâncias — já que Bitello foi suspenso e Ferreira lesionou-se —, o meia não participou do empate.
Pedro Lucas passou a ter concorrência. Além dos reforços contratados, a vaga cobiçada entre os titulares é do colombiano Campaz.