Foi com uma dose de emoção que o Grêmio obteve sua classificação para a decisão do Gauchão Sub-20. Após vencer o Juventude em Caxias do Sul por 1 a 0, o time gremista foi derrotado em Eldorado do Sul por 3 a 2 e apenas no desempate por pênaltis conseguiu confirmar sua vaga na final da competição. O adversário pelo título será o Inter, que eliminou o São José na outra semifinal.
O destaque do êxito Tricolor foi o goleiro Arthur, que defendeu um pênalti no tempo normal e outro no desempate, quando o Grêmio venceu a disputa por 3 a 2. As outras duas cobranças desperdiçadas pelo Juventude foram em finalizações para fora. Na equipe gremista, Pedro Cuiabá, Hiago e Nathan Ribeiro balançaram as redes na disputa.
No tempo normal, o Juventude acabou com a vantagem construída pelo Grêmio logo no primeiro minuto, com gol de Henrique. O Grêmio virou o placar com Kauan Kelvin, aos 16 minutos, e Pedro Clemente, aos 21. Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Pará marcou para o time alviverde e igualou o placar em 2 a 2.
No segundo tempo, o Grêmio adotou uma postura mais recuada para administrar a vantagem no placar agregado. O Juventude, por outro lado, mandou o seu time para o ataque. Aos 32 minutos, Ruan finalizou de fora da área e marcou o gol que levou a decisão para os pênaltis. O Ju ainda teve no tempo normal oportunidades de sair vencedor, porém acabou desperdiçando.
Os Gre-Nais que irão definir o campeão gaúcho sub-20 ainda não tiveram as datas confirmadas pela FGF. Por ter melhor campanha, o Inter será mandante no jogo decisivo.