O 5 de agosto é um dia especial para o volante Maicon. Nesse mesmo dia, em 2020, o jogador vestia a camisa do Grêmio e balançava as redes, pela primeira vez, em um clássico Gre-Nal. Naquela oportunidade, as duas equipes duelavam pelo título do returno do Gauchão e a equipe gremista venceu por 2 a 0, com gols de Maicon e Isaque na etapa complementar.
O resultado garantiu o título da Copa Francisco Novelletto, o segundo turno do Gauchão, e de quebra colocou o time de Renato na decisão do estadual, quando enfrentará o Caxias. O gol de Maicon saiu no começo da etapa final, após Everton cruzar no segundo pau. Diego Souza escorou de cabeça e Maicon, também de cabeça, empurrou para fazer o 1 a 0. Em sete temporadas na Arena, o meio-campista disputou 19 Gre-Nais, obteve nove vitórias, oito empates e foi derrotado em apenas duas oportunidades.
— É sempre uma boa recordação esse gol. Era final do returno do estadual e tínhamos uma grande sequência em cima do Inter. Vencemos por dois a zero, consegui ajudar com uma bola na rede e fomos campeões gaúchos naquela temporada, mais uma vez. É uma honra fazer parte da história desse clássico e, principalmente, ter vencido muitos confrontos defendendo a camisa do Grêmio — recorda Maicon.
Defendendo o Grêmio, o volante entrou em campo em 248 partidas. No período em que atuou pelo Tricolor, conquistou nove troféus e marcou 15 gols. Capitão, eternizou seus pés na calçada da fama tricolor e foi fundamental nos títulos conquistados pelo tricolor, em especial o da Copa do Brasil de 2016.
Maicon deixou o Grêmio em meio à temporada 2021. Este ano, ele acertou para jogar pelo CRB. Disputou somente sete partidas e se desligou do clube em junho.