Contratado para aumentar a média de gols do Grêmio na Série B, o atacante Guilherme enfim terá sequência como titular. Por ironia do destino, o atleta jogará nos próximos três jogos exatamente na função de seus melhores momentos da carreira: a ponta esquerda.
Em tese, o jogador de 27 anos foi contratado para jogar pela direita, posição em que despontou para o futebol no próprio Tricolor, em 2016. Porém, diante da nova lesão muscular de Ferreira, o atleta terá pelo menos três partidas pela esquerda, função onde se tornou goleador da Série B de 2019, atuando pelo Sport.
— O Guilherme é até hoje para a torcida rubro-negra referência de ponta-esquerda que deu certo. É um jogador rápido, técnico e inteligente, que marcou 21 gols naquela temporada. Ele era um ponta que não ia para linha de fundo cruzar, gostava de puxar para o meio e chutar com a perna direita, pois finalizava muito bem de fora da área. Ele também dava muitas assistências — relata o repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, do Recife.
Como Ferreira sofreu lesão muscular na coxa esquerda, com previsão de parada de 15 a 20 dias, a tendência é de que Guilherme seja titular contra Guarani, Operário e CSA. Se corresponder a expectativa, não pode ser descartada a hipótese de desbancar o titular da função, que vem sofrendo seguidamente com problemas físicos.
— Aqui no Sport, o Guilherme se deu muito bem com o Hernane Brocador. Tenho certeza de que, se tiver uma sequência, ele vai se dar muito bem com o Diego Souza no Grêmio também — completa Amorim.
Porém, Guilherme é considerado jogador versátil. No mundo árabe, foi aproveitado em praticamente todas as funções do setor ofensivo e pode ser uma alternativa também a Biel na ponta direita ou até mesmo a Campaz e Diego Souza, em caso de necessidade.
— O futebol árabe me fez aprender muito. Jogar pelo lado esquerdo é onde me sinto à vontade, onde eu faço as coisas acontecerem. Mas lá eu joguei mais pelo meio, pela direita e também como falso 9. Me adapto em várias posições — explicou o atacante na sua apresentação oficial pelo Tricolor.
Contudo, independentemente da função, a expectativa do Grêmio é de que Guilherme resolva um dos principais pontos fracos gremistas na Série B: a falta de gols. Afinal, a equipe de Roger Machado marcou apenas 21 gols em 21 jogos, o pior índice entre as equipes que ocupam a ponta de cima da tabela.
Para isso, o treinador aposta que Guilherme reedite o desempenho de 2019, quando, mesmo sendo ponta, marcou 17 gols na Série B, se tornando goleador da competição e superando centroavantes clássicos, como Hernane Brocador, também do Sport, Roger, da Ponte Preta, Rodrigão, do Coritiba, Léo Gamalho, do Criciúma, e Pedro Raul, do Atlético-GO.