Contratado com pouco alarde, o atacante Guilherme chega ao Grêmio com status de titular. Apesar da passagem discreta pelo Tricolor no início da carreira, o jogador de 27 anos é considerado um especialista em finalizações e é a principal esperança da direção e da comissão técnica para aumentar o poder de fogo do ataque.
Ainda que esteja consolidado no G-4 da Série B, o time gremista tem apenas o 12° melhor ataque, com 15 gols marcados em 17 jogos. Como Guilherme foi o artilheiro da competição em 2019, com 21 gols, atuando pelo Sport, o clube acredita que o reforço será importante para aumentar a média da equipe.
Natural de São Paulo, Guilherme foi revelado pelo próprio Grêmio em 2016. Porém, o jogador foi pouco aproveitado pelo técnico Renato Portaluppi e foi emprestado para Chapecoense, Coritiba, Botafogo e Sport. Em 2020, o jogador desvinculou-se do Tricolor e acabou se transferindo para o futebol do mundo árabe, onde defendeu o Al-Faisaly, da Arábia Saudita, e o Al-Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos.
Internamente, o Tricolor avalia que a defesa sólida é um dos principais pontos do time de Roger Machado. Porém, a avaliação é de que o ataque precisa ser aprimorado. Desta forma, a ideia é apostar em Guilherme, um especialista em finalização, para turbinar o setor ofensivo.
Assim como Lucas Leiva e Thaciano, que também vêm do Exterior, o atacante deve estrear no dia 23 de julho, no jogo contra a Ponte Preta, após a abertura da janela de transferências e a regularização da condição de jogo.
O jogador deve ser titular da ponta direita, compondo o ataque com Ferreira e Diego Souza.