A definição do time do Grêmio que enfrentará o Bahia ficou para a tarde desta sexta-feira (1°). Com portões fechados, no CT Luiz Carvalho, o técnico Roger Machado comandará o último trabalho antes da viagem para Salvador. O mistério se dá em relação ao sistema tático que será usado: a manutenção do meia-armador ou a retomada do trio de zagueiros que vinha sendo escalado até então.
— A dificuldade que a gente teve jogando fora, contra o CSA (com três zagueiros), foi muito em função da flutuação do meia. Nossos centrais não estavam conseguindo se desprender da linha para marcar. Se o adversário joga muito na amplitude ou com dois alas, para que eu não sobrecarregue meus pontas e os leve até a linha de fundo para fazer uma linha de cinco, eu posso abrir três zagueiros. Não significa que a gente vá abandonar (o esquema 3-4-3), mas que eu tenha estas alternativas muito bem trabalhadas. Depois que se trabalha conceito, a estrutura fica fácil de mexer — declarou o comandante gremista, sem especificar se adotará o 3-4-3 ou o 4-2-3-1 na Arena Fonte Nova.
Até agora, o treinador não contou com o elenco completo em nenhuma atividade da semana. No último trabalho, na quinta-feira (30), seis atletas permaneceram na academia e sequer foram ao gramado: Rodrigo Ferreira, Geromel, Bitello, Janderson, Biel e Diego Souza. Destes, o atacante Biel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, bem como o volante Villasanti, estão fora do jogo.
Para substituir o paraguaio, que tem atuado como primeiro homem do meio-campo, as alternativas são Thiago Santos e Lucas Silva. No ataque, como Ferreira ainda não tem condições de atuar por 90 minutos devido ao tempo de parada, Elias larga em vantagem. Desta forma, a escalação gremista teria: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Lucas Silva), Bitello, Janderson, Campaz e Elias; Diego Souza.
Contudo, se a opção for pelo ingresso do zagueiro Rodrigues, Elias continuaria no banco de reservas e Campaz ganharia uma nova função, caindo por um dos lados do ataque. Assim, o time formaria com: Gabriel Grando; Rodrigues, Geromel e Bruno Alves; Rodrigo Ferreira, Thiago Santos (Lucas Silva), Bitello e Nicolas; Campaz, Janderson e Diego Souza.
A partida contra o Bahia, válida pela 16ª rodada da Série B, será disputada a partir das 16h de domingo (3).