Um levantamento feito pelo jornal O Globo e pelo Ipec, instituto formado por executivos que eram do Ibope, divulgado na última semana mostrou que o Grêmio tem mais torcedores a partir dos 35 anos, mostrando o envelhecimento dos torcedores do Tricolor. Conforme explicado pela publicação, o levantamento contou com 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o Brasil, entre os dias 1º e 5 de julho, com pessoas com 16 ou mais anos.
A evolução dos percentuais da torcida do Grêmio começa com 2,4% entre 16 a 24 anos, desce para 2,1% entre 25 e 34 anos, sobe para 2,9% entre 35 e 44 anos, sobe novamente na faixa posterior para 4,2% e cai para 4% entre 60 e mais.
Em busca de aumentar o número de jovens que torcem para o clube, o departamento de marketing do Tricolor já promove inúmeras iniciativas para aproximar a instituição dos torcedores menores. O Grêmio tem o programa "Gurizada Tricolor", que consiste em uma modalidade de sócio infantil (0 a 11 anos), em que a criança não paga mensalidade e precisa, a cada jogo que frequentar, desembolsar R$ 1. Além disso, Beto Carvalho, executivo de marketing gremista, aposta no novo app do Tricolor para fortalecer esses laços.
— A questão do jovem é sempre uma prioridade para a gente. É ele que vai ser o torcedor do amanhã. Precisamos ter esse norte da importância de estimular o jovem, seja com a relação com o próprio clube, nos jogos. Sempre fazemos várias coisas. Sempre tivemos um bom olhar para o torcedor jovem. No nosso aplicativo, inserimos questões de gamificação, que é uma linguagem bem própria dos jovens.
O clube também tem um trabalho conjunto com a fornecedora de material esportivo para disponibilizar e ampliar a linha infantil de vestimentas para bebês e crianças, com kits dos uniformes a partir dos seis meses de idade. Além de nos dias dos jogos, promover atividades na esplanada da Arena — com shows e mosqueteiros, mascote do clube, espalhados pelos portões do estádio, pintando os rostos com as cores do Tricolor.