Depois de alguma oscilação, o Grêmio se estabilizou na Série B. Se algumas semanas atrás, o clube precisava fazer contas para entrar ou se manter no G-4, a situação é diferente antes do início da 21ª rodada. O cenário gremista antes do jogo contra a Chapecoense, nesta terça-feira (26), é de permanência na zona de classificação, independentemente do resultado no oeste catarinense.
A equipe de Roger Machado ocupa a segunda colocação com 36 pontos. Se trouxer três pontos, se manterá nesta colocação, já que o líder Cruzeiro tem 45. Nesse contexto, vitória gremista combinada com derrota mineira para o Brusque, no sábado (30) cortaria a diferença para seis pontos.
Em caso de empate ou derrota, o Grêmio precisará olhar no retrovisor e torcer para tropeços de Vasco e Bahia. Um placar de igualdade diante da Chape levará o clube gaúcho aos 37 pontos e o deixará alcançável para cariocas e baianos, que ultrapassarão o Tricolor em caso de vitória. Com 36 pontos, os vascaínos jogam contra o CRB, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (28) . O Bahia, na sexta-feira (29), recebe o Náutico.
Se voltarem da Arena Condá sem ponto, os gremistas perdem a posição caso o Vasco pontue e/ou o Bahia vença. Em relação à vaga por um lugar no Brasileirão, o Grêmio, no pior dos cenários, retornará de Santa Catarina com quatro pontos de vantagem para o Londrina, o primeiro clube fora do G-4. Os parananenses jogam em casa contra o Criciúma, no sábado (30).
Os cenários da rodada
- Se vencer: manterá a vice-liderança e pode encurtar a diferença para o Cruzeiro para seis pontos
- Se empatar: ficará entre a segunda e a quarta colocações
- Se perder: ficará entre a segunda e a quarta colocações e com pelo menos quatro pontos de vantagem para o primeiro clube fora do G-4