O Grêmio decepcionou novamente longe da Arena. Ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Brusque, no Estádio Augusto Bauer, pela última rodada do primeiro turno da Série B. Com o resultado em Santa Catarina, se manteve em quarto lugar, com 33 pontos, com cinco de vantagem para o Tombense, quinto colocado.
A única vitória do time de Roger Machado fora de casa na competição ocorreu contra o Operário-PR, há 84 dias. O Tricolor volta a campo neste sábado, às 16h30min, contra a Ponte Preta. A partida pode marcar as estreias de Lucas Leiva, Thaciano e Guilherme.
O Grêmio perdeu a chance de subir na classificação, já que o Bahia ficou no empate em 1 a 1 com o CRB. Até por isso, o técnico Roger Machado lamentou mais um tropeço longe de casa:
— Às vezes, queremos explicações e não conseguimos. Foi um dia que estivemos abaixo.
— A partida contra o Brusque foi diferente das outras. Não podemos transformar em um tabu negativo. Buscamos sempre a vitória. Saímos na frente e cedemos o empate. A gente não encontrou o timing do campo. Tivemos dificuldade de colocar a bola no chão para jogar. Nos momentos que conseguimos isso, tivemos lucidez — analisou Roger.
Denis Abrahão seguiu na mesma linha, mas preferiu valorizar a sequência de pontos somados pelo Grêmio na Série B. Com 13 jogos sem perder, a equipe conseguiu alcançar uma posição confortável dentro do G-4.
— Concordo com o Roger. Não só ele achou isso. Todos entendemos da mesma forma. O importante é que estamos pontuando. Segunda Divisão é assim mesmo — avaliou o dirigente.
O desempenho da equipe no primeiro turno cumpriu as metas traçadas. Dos 33 pontos, o time somou 22 na Arena e 11 como visitante. Após o empate com o Brusque, finalizou o turno com aproveitamento de 81% como mandante e 36% longe de casa. A projeção do clube para conquistar o acesso é fazer uma campanha com cerca de 80% de aproveitamento em casa e 35% dos pontos fora de casa.
— O que fica é o ponto que conquistamos fora. Lamentar os dois deixados por temos saído na frente do placar. Agora é projetar o segundo turno. Dentro das projeções, estamos no que imaginávamos — afirmou Roger.
Contra a Ponte Preta, o clube espera contar com Lucas Leiva, Thaciano e Guilherme. O trio, no entanto, não tem presença garantida na partida. Mesmo que os jogadores tenham condições físicas de atuar por 60 minutos, todos dependem de regularização na CBF.
— O Lucas foi o primeiro chegar. Está há mais tempo trabalhando. Thaciano e Guilherme chegarem depois, mas estão em bons níveis de condicionamento. Podem aparecer ou não como titulares. Mas, com a subida que temos, eles devem entrar aos poucos. As peças se encaixaram bem. Teremos alternativas diferentes. O que sei é que o jurídico está correndo para ter eles em condições. Depende da burocracia. Quem estava mais próximo era o Thaciano, que é um retorno de empréstimo — projetou Roger.
O Grêmio inicia o deslocamento a Porto Alegre nesta quarta-feira (20). O primeiro treino marcado para iniciar a preparação para a partida contra a Ponte Preta será na quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. Além dos reforços contratados, a expectativa é de que Nicolas também possa retornar ao time titular.